Museus
#CCBBEducativoEmCasa Publicado: 02 Agosto 2020 | Última Atualização: 09 Agosto 2020

O #CCBBeducativoEmCasa, iniciativa 100% digital do Programa CCBB Educativo que estimula a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais, lança quatro atividades por semana.

 

Domingo (09/08): Nessa edição do Historietas o músico multi-instrumentista Maurício Maas conta a história As brincadeiras de Xixo. O personagem Xixo descobre, através de sua imaginação, um mundo novo de infinitas possibilidades, tudo ao alcance de suas mãos. A história, narrada de forma lúdica, musical e interativa, utiliza a linguagem do Teatro de Animação, através de personagens curiosos e engraçados. A apresentação tem tradução em Libras.

----------------

Terça (11/08): Ao olhar pela janela, qual é a paisagem que você vê ao redor? No Lugar de criação: inventar paisagens, a proposta é perceber novos lugares, notar onde o sol se põe ou se há pássaros nas árvores lá fora. Convide os amigos por chamada de vídeo, a diversão será garantida.

Quinta (13/08): O Transversalidades deste dia apresenta o curso Cosmovisão africana da terra e das plantas, voltado para mães, pais, professores e educadores. Nessa edição Ângela Maria da Silva Gomes, pesquisadora e doutora em Etnobotânica Negro Africana pela UFMG, apresenta um conceito de biodiversidade relacionado aos povos do sul global, extrapolando a dimensão física e quantitativa da variedade de flora, fauna, fungos e microorganismos. O curso tem tradução em Libras.

Sábado (15/08): Sabia que os antigos egípcios acreditavam em vários deuses e deusas e que as divindades eram representadas por animais? No Lugar de criação: máscaras antropomorfas a proposta é criar máscaras antropomorfas, com características humanas e animais. Reúna a família para se divertir com essa atividade.

Domingo (16/08) Mas um fim de semana onde a família poderá se divertir com uma edição do Historietas . Nesse dia a artista visual Flávia Bonfim conta a história O rosto é um mapa, uma leitura e recriação do fanzine homônimo sobre o caminho que traçamos no mundo, no corpo e no rosto (com expressões de alegria, espanto e tristeza), ao decidirmos desenhar a nossa própria cartografia. A apresentação tem tradução em Libras.

----------

Terça (18/08): A semana começa com uma atividade para o público em geral no "Em Libras: Viagens". Rosely Lucas propõe uma conversa, em libras, sobre viagens ao redor do mundo, passando por lições que abordam o vocabulário da Língua Brasileira de Sinais, uma introdução aos sinais desse campo semântico.

Quinta (20/08): Nesse dia haverá mais uma atividade "Visitas Patrimoniais", que privilegiam o patrimônio e propõem uma imersão na história do Banco do Brasil, do CCBB e da cidade. Os educadores dialogam e compartilham narrativas a partir do prédio do centro cultural e de suas respectivas exposições de acervo. A visita tem tradução em Libras.

Sexta (21/08): O Transversalidades dessa semana apresenta o curso O que é curadoria? voltado para mães, pais, professores e educadores. Nessa edição, Keyna Eleison, pesquisadora e mestre em História da Arte, apresentará o trabalho de um curador e quais são suas funções.

Sábado (22/08): Os retratos antigos de família são lembranças inigualáveis. No Lugar de Criação: retratos de família, a proposta é retratar hoje as pessoas que vivem na sua casa. Já reparou como as fotos de outros tempos nos dizem sobre os modos de se vestir e se comportar em cada época? Reúna a família presente na residência que a diversão será certa.

Domingo (23/08): Nesse dia a família poderá acompanhar mais uma edição do Historietas. O grupo Giramundo apresenta o mini espetáculo Os orixás, que aborda a gênese do mundo, da terra, do homem e a riqueza do panteão africano, seus deuses e heróis, sua mitologia e sua cosmogonia. O grupo utilizará pequenos bonecos com palco e iluminação montados em casa. A apresentação tem tradução em Libras.

-------------------------

Segunda (24/08): Nos mapas antigos as distâncias eram contadas em passos e os trajetos aconteciam de formas diferentes. No Lugar de Criação: mapa de passos a família poderá aproveitar o dia em casa para fazer um mapa dos trajetos de um cômodo a outro.

Terça (25/08): A família poderá se divertir com mais uma edição do Historieta. Nesse dia, a artista Gisela Motta conta a história De repente… a escuridão, que narra o caminho de uma pessoa ao percorrer a escuridão, que foi realizado com desenhos e aquarelas. A atividade tem tradução em Libras.

Quinta (27/08): No "CCBB em Casa", arte-educadores compartilham e trocam olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições de cada CCBB. Reúna a família, escolha um dos passeios virtuais (ou os quatro!) e prepare-se para momentos de lazer e cultura em casa. Nesse dia, a escritora, professora e atriz Cristiane Sobral conduz a visitação da exposição "Ex África", realizada em outubro de 2018, no CCBB DF, realizando uma performance com o objetivo de tensionar noções sobre a diáspora africana e o racismo presente no Brasil.

Sábado (29/08): Que tal reunir a família para ler quadrinhos? O Lugar de Criação: quadrinhos a proposta é criar sua própria história em quadrinho e com seus personagens favoritos.

Domingo (30/08): Nesse dia, a família poderá se reunir para acompanhar mais uma edição do Historietas. A companhia teatral Lumiato conta a história Ciclos da Vida, que retrata a relação de uma neta e uma avó, que passa por momentos de incerteza frente a impossibilidade do encontro. A apresentaçãotem tradução em Libras.

Segunda (31/08) Já pensou em desenhar a partir da imagem de alguém que fez uma pose? Nessa semana o Lugar de Criação: modelo vivo tem a proposta de utilizar essa técnica ‘modelo vivo’ para produzir desenhos das pessoas presentes na residência. Reúna a família que a diversão está garantida.

Nesse mesmo dia, o público em geral poderá acompanhar o "Em Libras: Astronomias". Rosely Lucas propõe uma conversa, em libras, sobre corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias), passando por lições que abordam o vocabulário da Língua Brasileira de Sinais, uma introdução aos sinais desse campo semântico.

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0