Museus
Museu de Arte Contemporânea Publicado: 23 Abril 2019 | Última Atualização: 23 Abril 2019

Vale a pena o passeio pelo entorno do Museu, muito bem localizado com uma ampla área de lazer e com uma vista agradável.

O Museu de Arte Contemporânea (MAC), inaugurado em 2 de setembro de 1996, é o atual símbolo da cidade de Niterói. A forma futurista criada por Niemeyer tornou-se um marco da arquitetura moderna mundial, sendo considerada uma das sete maravilhas do Mundo em museus pela mídia especializada. Construído com um espelho d’água ao seu redor, ele ganha ainda mais leveza, e sua grande rampa externa de concreto, com piso vermelho, conduz o visitante aos pavimentos superiores do Museu, com vista panorâmica para a Baía de Guanabara e as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói. O MAC abriga a Coleção João Sattamini, uma das mais importantes coleções de arte contemporânea do país, com mais de 1300 obras.

Externamente, o monumento é iluminado por 34 faróis de avião, instalados sob o espelho d’água na base do museu. A iluminação cria entonação espacial e dá ênfase à leveza da estrutura principal. A luz tangencial se prolonga acima do topo e se dirige para o céu.

Para garantir a segurança dos visitantes dia e noite, a rampa que leva ao interior do Museu tem seu contorno delineado por uma réstia de luz balizador

Avenida Almirante Benjamin Sodré, s/n
Mirante da Boa Viagem
Boa Viagem
Niterói
Tel. +55 21 2620-2481 ou +55 21 2722-2400
Funcionamento: 
- Museu: de terça a domingo, das 10 às 18h
- Pátio: de segunda a domingo, das 8 às 18h (no horário de verão o pátio funciona até às 19h)
- Bistrô: de terça a sexta, das 10h às 17h | sábado e domingo das 9h às 18h (programações especiais consultar em www.bistromac.com.br)
OBS.: A rampa do Museu é fechada 15 minutos antes do horário de fechamento do espaço expositivo.

Ingressos
- Normal: R$ 10 
- Meia-Entrada: R$ 5