Museus
Centro Cultural Light tem programação de férias para a garotada Publicado: 17 Dezembro 2019 | Última Atualização: 17 Dezembro 2019

Visitas mediadas, contação de histórias, oficinas e muito mais, prometem agitar o mês de janeiro

Em janeiro, o Centro Cultural Light oferecerá uma programação diária que promete entreter a garotada durante todo o mês. Entre os dias 07/01 e 31/01, das 10h às 16h30, o roteiro divertido garante um dia inteiro de atrações para toda a família. Os visitantes podem conhecer espaços interativos como a Praça das Energias e o Décadas e Descobertas. Poderão realizar atividades especiais na sala Di Cavalcanti, espaço que abriga quatro obras da “Composição Rio” do artista. Também serão oferecidas oficinas e contação de histórias que promovem a troca de vivências e experiências entre os educadores e convidados.

Além disso, são oferecidas visitas mediadas ao Museu Light da Energia, que entre jogos eletrônicos, painéis multimídias e experimentos científicos traz um ambiente leve e interativo, que desperta a atenção para os benefícios da energia elétrica e seu uso seguro e eficiente. O Centro Cultural Light está localizado na Avenida Marechal Floriano, 168, Centro. A programação especial vai de segunda a sexta (exceto feriados), a partir das 10h. Grátis. Até o dia 31 de janeiro de 2020.

Confira a programação completa:

10h – Praça das Energias* – Até 40 pessoas – Classificação Livre - Duração: 50 minutos
As seis atrações que compõe o espaço têm como objetivo principal apresentar as diversas formas de energia e as suas transformações com experiências em que o visitante participa o tempo todo.
*Em caso de chuva, será oferecida uma visita ao Museu Light da Energia

11h – Décadas e Descobertas – Até 20 pessoas – Classificação Livre - Duração: 40 minutos.
Através de uma visita mediada, o visitante pode conhecer curiosidades e momentos marcantes dos últimos 100 anos e como a sociedade se relacionou com essas mudanças. Passando por história, música, transporte e diversas interações no ambiente. O visitante é convidado o tempo todo a refletir sobre o seu próprio papel como protagonista do futuro.

11h - Sala Di Cavalcanti - Múltiplas Imagens – Até 15 pessoas – Classificação a partir de 4 anos - Duração: 45minutos
A partir da observação das obras do artista Di Cavalcanti, um dos mais ilustres representantes do modernismo brasileiro, será possível entender como a sobreposição de imagens diferentes é capaz de construir narrativas complexas. Aqui usando seu lado artístico, o visitante pode viajar no tempo e entender um pouco mais sobre o Rio de Janeiro representado nas telas de Di.

12h - Exibição de curtas de animação – Teatro Lamartine Babo – Classificação livre - Duração: 50 minutos
Em parceria com o festival “Baixada Animada”, será exibida uma programação especial de curtas para você aproveitar!

A realização desta Mostra Retrospectiva no Centro Cultural Light no ano que a Baixada Animada chegará à sua 14ª edição é um brinde à consolidação da Mostra no circuito de festivais internacionais, espaço por onde já passaram importantes trabalhos de nomes de destaque do cinema de animação mundial.

13:30h - Oficina de Caleidoscópio – Até 15 pessoas – Classificação a partir de 4 anos - Duração: 1 hora
Nesta oficina será possível compartilhar vivências de infância a partir de estímulos cenográficos, sonoros e visuais, utilizando como ponto de partida a construção do caleidoscópio, um brinquedo muito antigo e para todas as idades.

13:30h - Oficina Lupa Decodificadora – Até 15 pessoas – Classificação livre - Duração: 40min
Nada mais é o que parece! Com essa lupa é possível observar mensagens secretas que estão escondidas em pinturas feitas com giz de cera.

14:30h – Museu Light da Energia – Até 60 pessoas – Classificação Livre - Duração: 1 hora
No Museu Light da Energia o visitante aprende de forma lúdica e interativa, a energia e suas transformações, o fenômeno da eletricidade, sua geração, seus diferentes usos e sua relação com o meio ambiente.

15:30h – Contação de histórias – Até 60 pessoas – Classificação livre - Duração: 50 minutos
Nesta atividade, a equipe do Programa Educativo Cultural Light fará a leitura lúdica de livros infanto-juvenil, como “Este é o Lobo” de Alexandre Rampazo e “Eu Não Acho De Jeito Nenhum” de Bladina Franco. Após a contação, os visitantes serão convidados a construir uma história usando a imaginação e o improviso.

Serviço:
De 7 a 31 de janeiro de 2020 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados)
Das 10h às 16:30h
Entrada gratuita
Local: Centro Cultural Light
Endereço: Av. Marechal Floriano, 168
Senhas serão distribuídas meia hora antes de cada atividade.

Siga o Centro Cultural Light nas redes sociais:
Facebook: @centroculturallight
Instagram: @centroculturallight