Museus
Projeto Educa Bondinho abre inscrições para 2020 Publicado: 11 Fevereiro 2020 | Última Atualização: 18 Fevereiro 2020

Alunos de escolas públicas e particulares terão a chances de participar de uma experiência educacional ambiental

No clima de volta às aulas, o programa Educa Bondinho vai abrir as inscrições para as visitas do primeiro semestre de 2020 no próximo dia 12 de fevereiro. O projeto do Bondinho Pão de Açúcar é uma aula de educação ambiental ao ar livre que recebe mais de dez mil alunos e professores de escolas públicas e particulares todos os anos.
Durante a experiência, os alunos aprendem sobre a fauna e flora da Mata Atlântica - um dos biomas mais diversos do mundo -, urbanização do Rio de Janeiro, conservação de áreas verdes e energia renovável. A visita também trabalha fatos históricos da fundação da cidade e a geografia das paisagens cariocas.
Em 2019, o projeto recebeu 12.043 alunos e professores de 270 escolas públicas e 20 da rede privada. Há mais de 30 anos, alunos de escolas públicas visitam diariamente o Bondinho Pão de Açúcar, que fazem o passeio gratuitamente. Em 2015, o conteúdo do passeio foi remodelado e passou a abordar temas trabalhados nas grades curriculares de turmas da educação infantil ao ensino médio. Desde então, o Educa Bondinho já recebeu mais de 57 mil alunos e professores, de 60 diferentes cidades.
“O programa é uma grande oportunidade para crianças e adolescentes, de diferentes regiões e classes sociais, conhecerem um dos parques turísticos mais visitados do mundo. E, principalmente, aprenderem na prática sobre a importância da conservação da natureza, além de fatos históricos e geográficos da cidade, em um contato muito especial com a biodiversidade local”, descreve Roberta Pena, Coordenadora de Engenharia Ambiental responsável pelo projeto.
A atividade tem início na Praia Vermelha e segue até o Pão de Açúcar, passando pelos principais atrativos do parque turístico (Praça dos Bondes, Via Verde, Cocuruto, mirantes e Bosque do Pão de Açúcar) e conhecendo de perto os projetos sustentáveis da empresa, como: o Meliponário -- coleção de colméias de abelhas sem ferrão -, Viveiro de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, Central de Triagem de Resíduos e os Painéis de Energia Solar. Em datas comemorativas, como o Dia Mundial do Meio Ambiente, as visitas são temáticas.

Como participar:
Para participar do projeto Educa Bondinho, as escolas devem acessar o site www.bondinho.com.br/educabondinho , ler o regulamento do projeto e fazer a inscrição da instituição. O agendamento escolar tem vagas limitadas e deve ser feito a partir do dia 12 de fevereiro. As visitas começam no dia 2 de março e são gratuitas para as escolas públicas e professores da rede privada.

SERVIÇO
Bondinho Pão de Açúcar Endereço: Avenida Pasteur 520 -- Urca -- Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2546-8433


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0