Museus
Museu do Ipiranga celebra o mês da Independência com exposição via aplicativo Publicado: 05 Setembro 2020 | Última Atualização: 05 Setembro 2020

Público poderá acompanhar por aplicativo a "Exposição em pílulas" - mostras por dois ambientes do tradicional Museu paulista, conhecendo obras e registros históricos sem sair de casa

As mostras, inéditas, estão dentro de uma plataforma online criada pelo Museu para levar o visitante a um passeio em 3D pelos jardins e pela fachada do edifício histórico.

Em uma das mostras, intitulada "Personagens da Independência", há um acervo de quadros de personagens significativos desse período da História do Brasil, como Dona Leopoldina e Joaquim Lima e Silva; o outro cenário, "Dirigíveis de Santos Dumont", contempla uma viagem aérea aos jardins e a um acervo pouco conhecido do Museu, mostrando como esse brasileiro já pensava à frente de seu tempo.

A exposição faz parte da campanha Ecos do Ipiranga, que o Museu do Ipiranga promove para comemorar o Dia da Independência do Brasil. Dentro do aplicativo, além de passear pelos ambientes em 3D, também será possível participar de quiz sobre curiosidades do Museu, jogar minigames e conhecer algumas características da fachada do edifício. É possível escolher entre oito avatares com variações de gênero, idade e etnia, além de diversas opções de roupas. O Museu do Ipiranga Virtual surge das pesquisas realizadas pelo EACH - USP em parceria com o Museu e tem apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação da USP.

O aplicativo pode ser acessado pelo e http://museudoipirangavirtual.com.br/ e em breve nas lojas de aplicativos para Android e iOS. A expectativa é atingir mais de 10 milhões de pessoas com essa ação até o final do mês.
Passeio virtual

Desenvolvido todo em 3D, o programa permitirá que o visitante se mova por meio de um personagem e se sinta de fato dentro do Museu do Ipiranga. A sala percorrida e as obras lá disponíveis têm tamanho proporcionalmente fiel ao original e podem ser ampliadas e apreciadas "de perto". Além disso, os quadros, selecionados por uma curadoria do próprio Museu, trazem informações em texto e áudio.

O passeio pelo icônico jardim de estilo francês, projetado no início do século XX, se dá em um balão com uma visita aérea às imagens de cada um dos dirigíveis expostos e a dados sobre eles e sobre o patrono da aviação brasileira.

Serviço
O projeto "Exposição em Pílulas" estará disponível em
museudoipirangavirtual.com.br de 7 a 30 de setembro de 2020. Para ter acesso à visita, é preciso realizar um pré-cadastro com e-mail e senha.

Museu do Ipiranga - USP
Fechado para reforma desde 2013, o Museu do Ipiranga da USP seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu do Ipiranga e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras se iniciaram em outubro do ano passado, e a expectativa é que seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Para mais informações sobre o restauro, acesse o site museudoipiranga2022.org.br .

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.