Museus
Uni-duni-tê: outubro brincante no Centro Cultural Light Publicado: 05 Outubro 2020 | Última Atualização: 06 Outubro 2020

A programação vai ao ar toda semana nas redes sociais do espaço: Instagram, Facebook e Youtube @centroculturallight.

Em outubro, o espaço propõe diversas atividades práticas, tutoriais e brincadeiras que são voltadas às crianças, suas famílias e os educadores. A proposta, denominada de “Uni-duni-tê: outubro brincante” promete instigar imaginação e criatividade do público. 

Na primeira semana, as educadoras vão trazer um vídeo tutorial de como construir a “TV da Imaginação”, um objeto que é totalmente feito com material reciclável e que pode ser usado para criar histórias, situações e apresentações que as pessoas gostam de assistir na televisão.  Além disso, na oficina “Construção de Brincadeira” a proposta é utilizar materiais que estão disponíveis dentro de casa para criar, a partir das formas, tamanhos e cores, diferentes objetos que podem ser transformados em brinquedos.  

Em comemoração ao Dia dos Professores, o Centro Cultural propõe ainda uma conversa com esses educadores. A ideia é mostrar que eles também fazem parte da brincadeira e que é possível usar a imaginação para aprender de maneira simples e descomplicada sobre alguns assuntos. Para fechar a programação on-line, o espaço vai trazer a tecnologia em suas atividades, com a oficina de “Cinema Palito”, que já esteve presente em suas atividades presenciais de 2019 e está de volta virtualmente.

A atividade foi planejada para que o público possa conhecer um tipo de ilusão de ótica, que, inclusive, permitiu a criação do cinema. O efeito é produzido utilizando duas imagens que inicialmente estão separadas, mas que quando movimentadas de maneira apropriada são visualizadas juntas. Esse tipo de efeito lembra muito o famoso Graphics Interchange Forma, mais conhecido como GIF.

* O Centro Cultural Light está temporariamente fechado devido à pandemia do coronavírus (Covid-19).
**O Programa Educativo Cultural Light conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE Aneel).