Museus
Mulheres na ciência: Centro Cultural Light promove ações para destacar mulheres no meio científico Publicado: 07 Fevereiro 2021 | Última Atualização: 25 Fevereiro 2021

A programação também está ligada ao objetivo cinco da agenda 2030, que é a igualdade de gênero

O Centro Cultural Light comemora e presta homenagem ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. O conteúdo inédito vai ao ar toda a semana do mês de fevereiro em formatos diversos: vídeos exclusivos, experimentos inéditos e muita troca de conhecimento entre as educadoras e o público. A programação é gratuita e estará disponível nas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube (@centroculturallight).

As educadoras vão falar de conteúdos inéditos sobre a atuação de mulheres cientistas pelo mundo e vão trazer informações de quem foram essas personalidades e o como elas contribuíram com grandes descobertas e acontecimentos históricos. A ideia é montar um mural criativo com o rosto dessas mulheres e falar sobre a importância delas para a ciência.

Nas quintas, dia de #TBT (Throwback Thursday), a programação será aberta com uma lembrança das atividades que foram realizadas presencialmente no ano passado e nos demais dias vão rolar uma mistura de lembranças dos eventos anteriores e fotos do Acervo Histórico da Light.

Todas as sextas, as redes sociais do Centro Cultural Light darão espaço para o quadro “Papo de Mina”, que são vídeos que contemplarão reflexões e visam estimular a construção de experiências e jogos.

O espetáculo Quanta Energia, que também faz parte do Programa Educativo Cultural Light, marcará presença na programação especial. Será realizada uma série de quatro vídeos onde a cientista/atriz do espetáculo Quanta Energia será a protagonista, para dar destaque às mulheres em suas principais conquistas.

Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência
O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas e passou a integrar o calendário de eventos do Centro Cultural Light desde 2018. Sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, o evento acontece em diversos países, com atividades que visam dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.