Recreação
Maracatu rural da Água Branca sacode o Espaço de Leitura Publicado: 16 Mai 2019 | Última Atualização: 06 Julho 2019

Grupo formado por 60 alunos dos cursos de Percussão e Danças Populares Brasileiras do Espaço de Convivência do Idoso apresenta performance referenciada no Maracatu de Baque Solto da Zona da Mata de Pernambuco neste sábado, dia 18 de maio, às 15h, no Espaço de Leitura do Parque da Água Branca.


No domingo, 19 de maio, às 15h, adultos e crianças são as estrelas do Sarau Supersônico, conduzido pelo palhaço Adão.

A programação do Espaço de Leitura, situado no Parque da Água Branca, é toda gratuita conta ainda com oficinas educativas, feira de troca de livros e clube de leitura. Em caso de chuva, a atividade é cancelada pois é feita ao ar livre.

Sábado, 18 de maio de 2019 - 11h
Oficina educativa
Maiúsculos & MINÚSCULOS: LENDO LINHA
Com educadores do Espaço de Leitura
É um convite para uma conversa entre a literatura infantil, o bordado e memórias pessoais ou coletivas evocadas no encontro. Por meio de pontos simples de bordado e da apresentação de livros do acervo do Espaço de Leitura que mostram o bordado como tema, suporte ou estética, a conversa é tecida ponto a ponto. Atividade indicada para crianças de todas as idades acompanhadas dos responsáveis. 

15h
Apresentação de música e dança
MARACATU RURAL ÁGUA BRANCA
Com alunos e professores dos cursos de Danças Populares Brasileiras e Percussão
O Maracatu Rural Água Branca é a apresentação de finalização das aulas de Percussão e Danças Populares Brasileiras do Espaço de Convivência do Idoso. São 60 alunos que se prepararam durante 4 meses nos ensaios e na produção dos figurinos e adereços. Referenciado no Maracatu de Baque Solto, tombado como patrimônio imaterial brasileiro em 2014, a manifestação pertence ao ciclo carnavalesco, que envolve dança, canto e teatro popular.

Domingo, 19 de maio de 2019
11h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS: MESTRE MANDOU
Com educadores do Espaço de Leitura
Adultos e crianças sorteiam palavras como ‘enrolado’, ‘quente’, ‘proibido’, ‘preguiçoso’, e a partir desses conceitos precisam buscar algum livro que tem a ver com a palavra sorteada. Depois, os participantes apresentam e justificam suas escolhas e criam instalações obedecendo a esses temas com os próprios livros.
Atividade indicada para crianças de todas as idades acompanhadas dos responsáveis.

15h
SUPERSÔNICO – O SARAU DO ESPAÇO DE LEITURA
Com palhaço Adão e Tati Fraga
O microfone e o palco do Espaço de Leitura estão abertos para toda manifestação artística que crianças e adultos da plateia quiserem apresentar. Poema, história, música, dança, performance, a proposta é que o público expresse seu lado artista. O Palhaço Adão e Tati Fraga conduzem as apresentações, intercalando com quadros de interação como aquecimento do verbo do corpo e arremesso de poesias. É só chegar e botar a boca no trombone!
Evento indicado para adultos e crianças de todas as idades.

 

Programas do Educativo

FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Todo domingo, das 15h às 17h
Simples: você traz um livro e troca por outro. Livros para adultos e crianças. Oportunidade bacana para renovar sua biblioteca. A cada 10 títulos trocados, você ganha mais m! Como o foco do projeto é a literatura, não participam enciclopédias, dicionários e livros religiosos, de auto ajuda, técnicos ou didáticos. Os livros devem estar bem conservados. Evento indicado para todas as idades.

CLUBE DE LEITURA
Toda sexta, das 15h às 16h
Numa roda de leitura e bate-papo junto aos educadores do Espaço, você vai descobrir que compartilhar ideias e impressões sobre textos traz outros significados e descobertas a contos, poemas e histórias. Atividade indicada para jovens e adultos

 ESPAÇO DE LEITURA
De terça a domingo, das 9h às 18h
Parque da Água Branca – Rua Ministro Godói, 180, Perdizes

Tel.: 11 2588-5811 | contatoespacodeleitura@sp.gov.br | facebook.com/espacode.leitura | instagram.com/espacodeleitura