Parques
Chico Mendes Publicado: 22 Abril 2019 | Última Atualização: 23 Abril 2019

O Parque Natural Municipal Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes, é uma enorme área verde com mata típica de restinga e uma grande lagoa ao centro, com trilhas de fáceis de caminhar.

A reserva tem como principal proposta o lazer, a educação ambiental e a preservação e conservação do meio ambiente, com projetos de reflorestamento e reintrodução de animais em seu habitat natural. Tem playground, exposição de animais e visitas guiadas.  

A manutenção das condições naturais do Parque permite a sobrevivência do Jacaré-de-papo-amarelo um dos principais moradores do local.
A área do Parque é de 40 hectares onde o visitante tem acesso a quase cinco quilômetros de trilhas, espaço para lazer e educação ambiental. O Parque Chico Mendes está aberto de terça-feira a domingo das 8h às 17h e a entrada é franca. As visitas guiadas são de terça-feira a sexta-feira em dois horários (10h e 14h).

Com 440 mil m2, o Parque é uma área de proteção ambiental. Apresenta uma paisagem natural de restinga, banhada pelo Canal das Taxas e uma Lagoinha de 120 mil m2, que inunda uma região de brejo no fundo do Parque, onde mora o jacaré-de-papo-amarelo, ameaçado de extinção. Outra espécie em extinção que pode ser encontrada no Parque é a borboleta da praia.

O Parque Natural Municipal Chico Mendes está localizado na Avenida Jarbas de Carvalho, 679, no Pontal de Sernambetiba.
Telefone de contato: 24376400.

Situado em área de restinga, na planície arenosa da Baixada de Jacarepaguá, o Parque foi criado com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno, local de ocorrência de espécies de fauna e flora consideradas raras e ameaçadas de extinção.