Passeios
Parque Estadual dos Três Picos Publicado: 23 Abril 2019 | Última Atualização: 23 Abril 2019

Maior parque estadual do Estado do Rio de Janeiro, o Parque Estadual dos Três Picos fica entre os municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.

Ele tem 65 mil hectares e guarda um importante remanescente de Mata Atlântica. Há um grande número de nascentes, rios, cachoeiras e montanhas. O Pico Menor, um dos três picos que dão nome ao parque, é um dos destaques, a 2.310 metros de altitudes. Em dias de boa visibilidade, é possível ver até a Baía de Guanabara e o oceano. Outras formações rochosas e montanhas, como a Caixa de Fósforos e a Cabeça do Dragão completam a lista de trilhas obrigatórias para os montanhistas que visitarem o parque. Para quem não estiver com o preparo em dia, o Bosque da Preguiça, como o próprio nome sugere, é uma boa opção de passeio.

Indicado para receber grupos de estudantes e famílias, a Trilha Bosque da Preguiça tem curta extensão, com área de piquenique e descanso para os visitantes. O contato próximo com a flora e com os recursos hídricos facilita na interpretação ambiental. Seu percurso simples possibilita caminhadas às margens de um curso de água por meio de passarela feita com troncos, de beleza única, que possibilita convívio social, confraternizações, com pontos de parada obrigatórios para fotos junto às quedas-d’água. O acesso é pela guarita, no núcleo Jacarandá.

Parque Estadual dos Três Picos (PETP)
Ponto Turístico - Cachoeiras de Macacu
A entrada no parque é gratuita.
O parque funciona entre 8h e 17h (grátis).
Endereço (Sede): Estrada do Jequitibá, nº 145 - Bairro Boca do Mato - Cachoeiras de Macacu - RJ
E-mail: petp@inea.rj.gov.br
Tel.: (21) 2649-6847
Núcleo Paraíso - tel.: (21) 2632-4969
Núcleo Jacarandá - Endereço: Estrada do Jacarandá s/n Bairro Meudon - Teresópolis - RJ
Núcleo Vale da Revolta - Endereço: Estrada BR-116 - km 85,5 - Teresópolis - RJ
Horário: (visitação) terça a domingo, de 9 a 16h30
Como chegar: O parque é contornado parcialmente pela rodovia federal BR-116 e pelas rodovias estaduais RJ-116, RJ-122 e RJ-130, todas elas pavimentadas e com grande fluxo de veículos. São complementadas por estradas municipais que dão acesso a áreas mais próximas.

Acesso:
Pelo km 46,5 da RJ-130 para Conquista, 45 km (3 km de terra).
Melhor época:
De maio a setembro, quando chove menos. Como escurece mais cedo nesse período, é bom começar a trilha às 8h.

Da entrada do parque, uma primeira caminhada de uma hora (sem guia) leva ao Vale dos Deuses (1700 metros), área de camping grátis e base para seguir para cada pico. Sem sinalização – vá com guia –, o acesso ao Pico Menor (2260 metros) e ao Pico Médio (2280 metros) exige três horas de caminhada difícil (guias na Pousada Pouso dos Paula: (22) 2543-3717 ou (22) 99937-5076; R$ 50). Ao Pico Maior (2316 m) e à Montanha do Capacete (2000 metros), um do lado do outro, só se chega escalando (guias: Alexandre Portela – (22) 99730-5588; Sérgio Tartari – (22) 99857-9790).

Adote a Conduta Consciente 
•Informe-se sobre normas e regulamentos dos locais que vai visitar.
•Caminhe somente pelas trilhas; atalhos são perigosos e degradam o ambiente.
•Deixe cada coisa em seu lugar; não risque pedras ou troncos de árvores.
•Respeite a fauna e a flora: observe animais à distância, não os alimente, não cace nem colete espécies.
•Não faça fogueiras.
•Cuide do lixo que você produz até chegar a um ponto de coleta.
•Leve materiais de primeiros socorros.
•Informe às autoridades em caso de acidente.

Ao ar livre
Passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre podem ser feitas sem perturbar o ambiente natural, por isto são atividades permitidas no interior dos parques.  E sempre bom lembrar que a prática de atividades recreativas e esportivas em áreas naturais oferece riscos, inclusive dentro de parques públicos. Saiba mais.
É bom lembrar também que a caça, a captura de animais e a retirada de plantas são condutas ilegais!

Lista dos guias que são certificados para atender os visitantes:
http://bit.ly/guias_certificados_trespicos

 

 



Outras trilhas guiadas, mais leves (três horas, R$ 50 cada), levam à Caixa de Fósforo, pedra com cerca de 30 metros de altura que fica equilibrada em cima de um monte, e à montanha da Cabeça do Dragão (2080 metros), com vista privilegiada de todo o conjunto de montanhas.