Passeios
Parque Nacional da Floresta da Tijuca Publicado: 20 Abril 2019 | Última Atualização: 25 Abril 2019

O Parque Nacional da Floresta da Tijuca engloba a Floresta da Tijuca no Alto da Boa Vista, o setor da Pedra da Gávea, o da Serra da Carioca e Corcovado, e o distante setor do Pretos Forros e Covanca que é o menos conhecido.

Para conhecer o maciço da Tijuca existem muitas estradas pavimentadas que sobem algumas serras, como a que corta a Serra da Carioca vindo do Alto da Boa Vista até o Jardim Botânico ou a estrada do Corcovado. Estes caminhos podem ser feitos opcionalmente à pé, através de saudáveis e longas caminhadas. Existem também trilhas que sobem ao longo do Vale do Rio Carioca em direção à Paineiras, próximo ao topo do Corcovado.

Outras trilhas seguem ao topo do Morro do Sacopã na Lagoa Rodrigo de Freitas, Morro da Saudade, Pedra da Gávea, Pico da Tijuca entre outras.

O Pico do Corcovado é um dos pontos mais altos da cidade e desta cadeia de montanhas, além de ser um ícone do Rio. O setor onde se encontra na Floresta da Tijuca, na Serra da Carioca é um dos mais visitados. O pico tem 710 metros de altura, e pode-se chegar lá de automóvel ou trem ou voar ao redor através de passeio de helicóptero.

Adeptos de caminhada ou de ciclismo também seguem a auto estrada que leva ao cume do Corcovado. Existe também uma trilha íngreme que vai do Parque Lage ao topo do Corcovado com belas vista e cachoeiras.

Estrada da Cascatinha, 850
Alto da Boa Vista
Rio de Janeiro
TEL.: (21) 2492-2250 / 2492-2253 / 3883-8800
Mais informações:
http://parquenacionaldatijuca.rio/atividades.php