Passeios
Parque da Chacrinha em Copacabana Publicado: 22 Abril 2019 | Última Atualização: 23 Abril 2019

Pequena reserva de conservação ambiental estadual, com caminhos pitorescos cercados de matas e belos recantos de lazer.

Área de interesse especial para crianças e visitantes de terceira idade, tendo em vista o fácil acesso e os locais com brinquedos e bancos para descanso e contemplação. Pode-se observar as ruínas do início do século XX, os caminhos das mulas utilizadas para transporte de alimentos e água no Brasil Colônia, a ruína da casa mais antiga de Copacabana, e em seu entorno imediato pode-se visualizar o aqueduto do século XVIII na vila militar da Babilônia, onde Tiradentes serviu.

O Parque Estadual da Chacrinha, em Copacabana, estende-se ao longo da Ladeira do Leme, desde a Praça Cardeal Arcoverde até o antigo pórtico do reduto do Leme, fortaleza que controlava o acesso de Copacabana a Botafogo. O nome da unidade de conservação vem da denominação popular “Chacrinha”, de “pequena Chácara”.

Ele tem como objetivo preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitar a realização de pesquisas científicas e proporcionar o desenvolvimento de educação e interpretação ambiental, de recreação e contato com a natureza e de turismo ecológico. As ordenanças militares de 1708 constituíram essa área como fortaleza defensiva e ainda encontram-se vestígios de ocupação militar.

ENDEREÇO
Rua Guimarães Natal, s/n - Copacabana
Rio de Janeiro - RJ
22011-090

#Parque Estadual da Chacrinha
#Copacabana