Passeios
Parque Estadual Cunhambebe Publicado: 23 Abril 2019 | Última Atualização: 24 Abril 2019

O Parque Estadual Cunhambebe (PEC) abrange parte dos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí, possuindo uma área de 38.053 hectares.

Próximo da Serra da Bocaina, em direção ao município de Angra dos Reis, está o Parque Estadual Cunhambebe. Os 38 mil hectares do parque, assim como seu vizinho, abrangem múltiplos ambientes e ecossistemas associados à Mata Atlântica. O Ribeirão das Lages, um enorme lago artificial, é o local predileto de quem quer praticar esportes náuticos como caiaque e stand-up paddle. Para os trilheiros, a Travessia Sahy-Rubião/Rubião-Muriqui, com 7,5 km de extensão, e a Travessia Lídice x Angra dos Reis, com 43 km, são as opções em destaque. A subida para o Pico das Três Orelhas, um percurso de 8,6 km também é um atrativo que irá agradar montanhistas. Para quem está em busca de um roteiro mais leve, o Caminho das Águas (2,2 km), a Trilha do Pico do Papagaoi (3 km) e a Cachoeira Véu da Noiva são os destinos favoritos. A entrada no parque é gratuita.

O nome Cunhambebe foi escolhido para homenagear o grande cacique tupinambá, líder no episódio histórico Confederação dos Tamoios, ao unir chefes indígenas de diferentes tribos da região do litoral norte de São Paulo e do sul fluminense para lutar contra os colonizadores portugueses. Sua aldeia se localizava em terras que hoje pertencem ao Município de Angra dos Reis. (21) 3789-2965

Horários de visitação :
Segunda a Sexta, de 9h as 12h e 13h as 17h.
Sede : Estrada da Cachoeira s/n, Sahy, Mangaratiba - RJ.
Telefone: (21) 3789-2965.
pecunhambebe.inea@gmail.com

Destaque para a cachoeira Véu da Noiva

Muito popular entre os moradores do entorno do parque, em função do seu fácil acesso, que se dá através de uma trilha com 650 m de extensão, em nível de dificuldade leve, e por conta da sua extensa queda-d’água. Na parte inicial existem poços para banho, mas a Véu da Noiva é a que mais se destaca. O local é ideal para a prática de rapel. A partir da Véu da Noiva, é possível acessar outros poços ao longo da trilha que compõe a travessia Muriqui/Rubião/Sahy.
Acesso pela BR-101, no distrito de Muriqui, a partir do Bar da Gaúcha.

 

Atividades permitidas :
Segundo o Decreto Estadual nº 42.483/2010, que estabelece as diretrizes para o uso público nos parques estaduais do RJ):
I - visitação para lazer e recreação;
II - esportes de aventura;
III - esportes radicais;
IV - turismo de aventura;
V - ecoturismo;
VI - educação ambiental;
VII - interpretação ambiental;
VIII - pesquisa científica;
IX - atividades artísticas de fotografia, filmagem e artes plásticas; e
X - outras atividades compatíveis com os propósitos e objetivos dos parques estaduais, a critério do Inea.

INEA 
Largo do Rosário, s/n
Centro Histórico - Paraty - RJ
Tel.: (24) 3371-9654