Passeios
Maciço do Gericinó e Serra do Mendanha Publicado: 23 Abril 2019 | Última Atualização: 29 Abril 2019

O Maciço do Gericinó engloba a Serra da Mendanha e, além de matas nativas, tem o polêmico Vulcão da Mendanha, extinto há 60 milhões de anos. Na área existe o Parque Municipal da Mendanha e o Parque Municipal de Nova Iguaçu, ideal para caminhadas ecológicas e turismo de aventura.

O Maciço do Gericinó também conhecido como Serra do Mendanha está fora dos principais circuitos turísticos do Rio de Janeiro, na verdade muito afastado do Centro da Cidade e da Zona Sul. Entretanto, apesar de sua localização, por assim dizer, complicada para quem mora ou está hospedado em outras áreas, pode ser considerado um tesouro para quem é adepto de caminhadas por trilhas, aprecia ver cachoeiras, pensa em fazer rapel, canoagem ou outros esportes radicais e eco-aventuras.

Maciço do Gericinó e Serra da Medanha
O maciço possui o Parque Ecológico Municipal do Mendanha, que está na Serra do Mendanha, que pode ser vista da Avenida Brasil, do lado direito de quem segue do centro para a zona oeste. No parque, existem trilhas que permitem aos visitantes caminhar pela Mata Atlântica original. 

Entrada do Parque da Medanha
Entrada do Parque Natural Municipal da Mendanha. No local existem trilhas ecológicas, torre para observação de aves e cachoeiras. Para quem passeia pelo parque, existe também playground e churrasqueiras. Para os adeptos de ecoventuras, existem pontes suspensas entre árvores para prática do arborismo.