Passeios
Parque Nacional da Serra da Bocaina Publicado: 24 Abril 2019 | Última Atualização: 24 Abril 2019

Na fronteira do Rio de Janeiro com São Paulo está o Parque Nacional da Serra da Bocaina, com trilhas, mirantes e cachoeiras.

Com 104 mil hectares que se estendem do litoral às montanhas da Serra do Mar e da Mantiqueira, a área protegida é marcada por uma diversidade de ambientes, tipos de vegetação e domínios geomorfológicos. Essa diversidade também produz uma grande variedade de atrativos desde picos, trilhas e mirantes, até cachoeiras e rafting no rio Mambucaba. Para os montanhistas de plantão, a Trilha do Ouro, que conecta São José do Barreiro a Paraty é uma opção de travessia de três dias que mistura beleza natural com a história da região. Para realizar a trilha é necessário autorização prévia do parque. Entre os atrativos mais populares está a Cachoeira de Santo Izidro e a Cachoeira dos Veados, a Pedra da Macela e a Pedra do Frade. Não há cobrança de ingresso para entrar no parque.
Dentre seus principais atrativos turísticos destacam-se o Caminho de Mambucaba (mais conhecido como Trilha do Ouro), as cachoeiras de Santo Isidro, das Posses e do Veado, a Pedra do Frade, e a Praia do Caxadaço.