Recreação
Férias no CCBB Educativo Publicado: 09 Janeiro 2019 | Última Atualização: 10 Janeiro 2019

Durante todo o mês, de quarta a domingo, público poderá participar de oficinas que estimulam o contato com a arte. Circo no Ato realiza oficina de acrobacias, equilíbrio e flexibilidade e Dia do Mágico conta com laboratório de fabricação de ilusões, onde todos poderão aprender truques de magia

Durante todo o mês, crianças e adultos poderão participar de contações de histórias com os educadores do CCBB e convidados. Em 12 de janeiro, o coletivo Circo no Ato realiza uma oficina de acrobacia com exercícios de circo em grupo, de equilíbrio e flexibilidade. No dia 19, a organização Gastromotiva desenvolve uma oficina lúdica de cupacakes para crianças no projeto Múltiplo Ancestral. Em 26/01, Cris Campos e André Silvestre apresentam o show narrativo Cantos e Contos de Águas e Sereias, um espetáculo de música, histórias e cultura popular. Já nos dias 30 e 31, os educadores do CCBB celebram o Dia do Mágico com um laboratório de fabricação de ilusões, onde todos poderão aprender truques de mágica.

DESTAQUES DO MÊS
DE 9 A 31 DE JANEIRO | QUARTA, QUINTA E SEXTA-FEIRA |17H - Contação de Histórias
Durante todo o mês de janeiro, o público poderá conferir contação de histórias com o CCBB Educativo e também com contadores de histórias convidados, como Augusto Machado, Cintia Maria Ricardo, Cris Campos, Davi Vasconcelos, Pablo Amorim, Sheila Azevedo e Tiago Batistone.

12 DE JANEIRO | SÁBADO | 17H
Oficina de Acrobacia com Circo no Ato
O CCBB Educativo recebe o coletivo Circo no Ato para uma oficina de acrobacia com aquecimento lúdico, exercícios de circo em grupo, equilíbrio e flexibilidade.

19 DE JANEIRO | SÁBADO | 13H
Múltiplo Ancestral – Oficina de cupcakes para crianças com Gastromotiva
O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio. Nesta edição, o Gastromotiva desenvolve com os educadores uma oficina lúdica de decoração de cupcakes para crianças, onde os participantes poderão explorar diferentes modos de preparar alimentos, aplicando estratégias de aproveitamento integral e pensando a comida como instrumento de transformação social.  

26 DE JANEIRO | SÁBADO |17H
Contação Musical com Cris Campos e André Silvestre
Cris Campos e André Silvestre apresentam um espetáculo de música, cantos ancestrais, histo?rias, cultura popular e bonecos chamado Cantos e Contos de Águas e Sereias. Um show narrativo onde as histórias dos mares chegam em forma de contos e canções.

30 E 31 DE JANEIRO | QUARTA E QUINTA-FEIRA |11H ÀS 13H E 15H ÀS 17H
Dia do Mágico
Para celebrar o Dia do Mágico, os educadores do CCBB Educativo promovem um laboratório de fabricação de ilusões, para que crianças e adultos possam aprender alguns truques de mágica.

DE QUARTA A SEGUNDA | 11H ÀS 13H E 15H ÀS 17H
Lugar de Criação
O Lugar de Criação é um espaço para crianças e suas famílias, onde os educadores do CCBB propõem atividades em diálogo com a arte, sempre com um espírito lúdico e de convivência. Durante o mês de janeiro, o Lugar de Criação acontecerá todos os dias, com propostas diferentes a cada dia.

7 DE JANEIRO
Lugar de Criação recebe Pâmela Carvalho
O que pode um corpo? O que pode a infância? Usando ciranda, maracatu, maculelê, jongo e coco de roda, todos eles brinquedos ancestrais, os participantes poderão contribuir para uma criação músico-corporal coletiva, a partir das memórias, sensações e desafios propostos pelas crianças.

14 DE JANEIRO
Lugar de Criação recebe Marta Supernova
Da argila e da água forjou-se o ser humano. A partir dessa ideia, Marta Supernova irá incentivar o público a sentir e pensar a memória da região da Pequena África, próxima ao CCBB, contando histórias que foram apagadas, acompanhados pelos sons do berimbau e da Mata Atlântica.

21 DE JANEIRO
Lugar de Criação recebe Emanuel de Jesus
‘Brincando e criando no museu’ é um laboratório recreativo de imagem e som, que utiliza os percursos das exposições a partir do olhar da criança com um celular na mão. Esse mesmo celular será uma plataforma de edição e montagem dos vídeos realizados.

28 DE JANEIRO
Lugar de Criação recebe Wallace Ramos
A partir de ‘Frontispício’, romance escrito por Wallace Ramos que trata dos céus e de estrelas, convidamos crianças para dar vida às constelações de novos seres. Cada participante criará uma ou várias estrelas, compondo e rearrajando o espaço onde os corpos celestes serão dispostos, criando uma história para cada um dos novos astros.

sábadoS | 15H
Visitas Mediadas em Libras
Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores, nas exposições em cartaz. Para participar, é necessário efetuar o cadastro 30 minutos antes de cada visita, no térreo. A capacidade é para até 20 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma hora.

Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3808-2020 | Quarta a segunda, das 9h às 21 horas