Recreação
Férias no CCBB Educativo Publicado: 03 Dezembro 2018 | Última Atualização: 04 Dezembro 2018

Nas vésperas do Natal, Programa CCBB Educativo convida crianças para participar de uma Feira de Trocas. Bebês e acompanhantes poderão participar de oficina lúdica inspirada na exposição Jean-Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi.

Na manhã do dia 20, bebês de 0 a 2 anos e seus responsáveis poderão participar de uma oficina especial inspirada na exposição Jean-Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi. A artista e educadora Maria Emília Tagliari conduzirá a atividade lúdica.
Nos dias 21, 22 e 23, o estacionamento do CCBB vai se transformar em uma grande Feira de Trocas. O público poderá trocar livros e brinquedos, e também deixar recados para os novos donos.
Já nos dias 27, 29 e 30, o Programa CCBB Educativo se despede de 2018 com uma pergunta: “Como seria o ano perfeito?”. Em uma roda de conversa, o público poderá compartilhar seus desejos e expectativas do ano que passou e o do ano que virá. No dia 30, como forma de encerramento, os educadores irão guiar um cortejo pelo CCBB.

Confira a programação completa de dezembro do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação:
20 DE DEZEMBRO | QUINTA-FEIRA |10H
Basquiat para bebês com Maria Emília Tagliari
O CCBB Educativo convida a artista e educadora Maria Emília Tagliari para realizar uma oficina especial para bebês de 0 a 2 anos de idade com seus responsáveis, experimentando a exposição ‘Jean-Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi’ de forma lúdica.

SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS | 11H ÀS 13H E 15H ÀS 17H
Lugar de Criação
Todos os fins de semana e feriados, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Confira a programação de dezembro:
08 E 09 DE DEZEMBRO
Basquieleto
Se você pudesse mudar o seu corpo, o que colocaria nele? Asas, garras, rabos, presas? E se pudesse criar um corpo do nada, o que faria? No Lugar de Criação deste fim de semana, o público poderá conhecer Basquieleto, o esqueleto que habita o Espaço de Convivência do Educativo na exposição ‘Jean-Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi’, criando novos corpos e narrativas para preencher.

15 E 16 DE DEZEMBRO
Modernoso Moderníssimo
As casas e prédios do Brasil do século XX seguiam as linhas modernistas de artistas como Oscar Niemeyer e Athos Bulcão. Mas como o povo se apropriou dessa linguagem para fazer arte? O Programa CCBB Educativo convida o público a descobrir mais sobre o modernismo popular numa experimentação coletiva com cores, padrões, azulejos, ruas e fachadas. Vamos imaginar e criar fachadas de casas, inspirados pela exposição ‘100 anos de Athos Bulcão’.

21, 22 E 23 DE DEZEMBRO | ESTACIONAMENTO DO CCBB
Feira de Trocas
Nas vésperas do Natal, o Programa CCBB Educativo convida crianças a participarem de uma Feira de Trocas. O público poderá trocar livros e brinquedos, e também deixar recados para os novos donos.

27, 29 E 30 DE DEZEMBRO
Especial Ano Novo
Como seria o ano perfeito? A atividade propõe uma conversa sobre desejos e expectativas do ano que passou e do ano que virá, e uma oficina de calendário retrospectivo coletivo com as memórias afetivas deste ano. No último dia da programação, os educadores irão guiar um cortejo pelo CCBB, com o objetivo de entregar para o público os desejos deixados pelos participantes da atividade.

6 e 13 de dezembro | 16H
Visitas Mediadas Multissensoriais
Em dezembro, na ocasião do Dia do Cego (13 de dezembro), o Programa Educativo promove Visitas Mediadas Multissensoriais. Nestas visitas, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.

PROGRAMAÇÃO GERAL
8 DE DEZEMBRO | SÁBADO | 16H | TRADUÇÃO EM LIBRAS
Com a Palavra... Ricardo Boaretto de Siqueira
O público poderá conhecer à exposição Jean-Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi a partir de outros campos, olhares e modos de se relacionar com a arte. Nesta edição, o professor Ricardo Boaretto de Siqueira irá fazer uma leitura performática das obras da mostra, por meio da linguagem poética Visual Vernacular em Libras.

QUARTA A SEGUNDA | 10h ÀS 20H | 1o. andar
Espaço de Convivência de Jean-Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi
O Espaço de Convivência convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde todos os públicos são acolhidos em suas diferenças e singularidades, afirmando o compromisso do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão. O Espaço de Convivência de Jean-Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi convida a desenvolver ações e reflexões baseadas na prática artística e os interesses de Jean-Michel Basquiat. Engajando os visitantes em práticas de desenho individual e coletivo, e processos coletivos de natureza simultânea e sequencial, o nosso Espaço quer fazer pensar sobre como a convivência é também criação.

QUARTAS A SEGUNDAS | 12h E 18H
Visitas Mediadas
Diariamente os educadores do CCBB se juntam ao público para dialogar e trocar percepções acerca das exposições. Para participar, é necessário efetuar o cadastro 15 minutos antes de cada visita, na sala do Programa Educativo (1º andar). A capacidade é para até 20 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma hora.
Entre 17 e 30 de dezembro, o Programa Educativo fará quatro visitas mediadas por dia: às 12h, 14h, 16h e 18h (quarta a segunda).

SÁBADOS | 15H
Visitas Mediadas em Libras
Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores, nas exposições em cartaz. Para participar, é necessário efetuar o cadastro 30 minutos antes de cada visita, no térreo. A capacidade é para até 20 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma hora.

SEGUNDAS, QUARTAS E QUINTAS| 9H30, 10H, 10H30, 14H, 14H30, 19H
SEXTAS | 9H30, 10H, 10H30, 14H, 14H30
Visitas Educativas Agendadas
Mediada pelos educadores, as visitas são voltadas a grupos escolares ou não, e podem acontecer no período diurno, vespertino e noturno, com duração aproximada de 1h30. É possível escolher entre opções de visitas com atelier, apenas à exposição ou visita patrimonial. A capacidade é para até 44 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma 1h30.
E-mail para agendamento: agendamentorj@ccbbeducativo.com

Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3808-2020 | Quarta a segunda, das 9h às 21 horas
Assessoria CCBB RJ: biancamello@bb.com.br
ccbbbh@bb.com.br| www.bb.com.br/cultura | https://www.facebook.com/ccbb.rj/|
https://www.facebook.com/ccbb.rj/| www.instagram.com/bancodobrasil