Recreação
Espaço Musical 23 oferece aulas on-line de instrumentos, Musicalização e Musicoterapia Publicado: 03 Outubro 2020 | Última Atualização: 04 Outubro 2020

Mestre em Educação Musical e Musicoterapeuta, José Henrique Nogueira utiliza as possibilidades terapêuticas da música em indicações como estresse, ansiedade, depressão, autismo, síndrome de Down, alzheimer e transtornos psiquiátricos

O educador musical trabalha com o poder dos sons e das melodias para atenuar as dificuldades que abalam mente e corpo. Além das aulas de música (violão, guitarra, percussão, flauta etc), oferece sessões de Musicoterapia para diversas indicações, como estresse, ansiedade, depressão, autismo, síndrome de Down, alzheimer e transtornos psiqiuátricos.

As técnicas aplicadas envolvem audição, recriação de sons, composição e o ato de tocar um instrumento. “Por meio dos sons, trabalhamos habilidades importantes, como os movimentos corporais, a memória, o raciocínio, além da percepção auditiva e espacial. Estudos mundo afora vêm comprovando a eficácia terapêutica da música na reabilitação e prevenção da saúde e do bem-estar”, explica o musicoterapeuta.

A forma virtual adotada durante a Pandemia trouxe benefícios. “No caso das crianças com necessidades especiais, por exemplo, houve uma grande evolução na interação e performance com a participação dos pais. A música tem um papel muito importante nesse momento, levando alegria, descontração, calma e suavidade”, lista José Henrique Nogueira.

Serviço
Espaço 23 Música e Educação
Rua das Laranjeiras, 371, sala 23, Laranjeiras
Telefone: 21 4141 3846
espacomusical23@gmail.com
Site: www.espaco23.com
Instagram:@espacomusic23.com
Facebook:https://www.facebook.com/EspacoMusical23/

Sobre José Henrique Nogueira – Diretor e idealizador do Espaço 23, em Laranjeiras, é musicoterapeuta, educador e escritor na área de Educação Musical e Musicoterapia. Cursou Licenciatura em Educação Musical (CBM-RJ), graduou-se em Musicoterapia (CBM-RJ),, é mestre em Educação Musical pela CBM/UFRJ. Na University of Warwick (Inglaterra), cursou Hands on Music, pela Orff Society.José Henrique Nogueira foi também professor e coordenador da Pós-Graduação Latu Sensu Arte-Educação na Universidade Católica de Petrópolis, idealizou e organizou o caderno Música para o Ensino Fundamental, da Fundação Roberto Marinho, em 2012, lançou três livros pela Booklink: Música e saúde mental, O bebê e a música e Educação musical e lançou 3 CDs um autoral instrumental e dois infantis também com músicas autorais.

Sobre o Espaço 23 – Para quem deseja praticar a linguagem musical, o Espaço 23 oferece a oportunidade do aluno vivenciar da guitarra elétrica à bateria, passando pela flauta doce, o baixo entre outros.Os interessados podem escolher um instrumento desejado, podendo também passar por todos eles, fazendo uma vivência geral e integrada, sempre coordenada e conduzida pelos profissionais. A faixa etária é livre e os encontros podem ser individuais ou em grupo.