Palavra de especialista
Programação televisiva inadequada, um inimigo dentro de casa Publicado: 13 Fevereiro 2010 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

* Erika de Souza Bueno 

Estar dentro de casa era antigamente sinônimo de segurança e proteção. Afinal, qual mãe não ama ouvir o barulho da fechadura da porta, denunciando a chegada do filho ao lar? Ainda hoje, vemos crianças sendo buscadas na escola por seus pais ou por pessoas de inteira confiança, numa tentativa de salvaguardar os filhos da violência, da malícia e de tantos outros males que assolam o mundo.

Ao estarem em casa, os pais acreditam que os pequenos estão livres de ameaças. Mas será mesmo que no conforto de seus lares nossas crianças estão realmente seguras? A resposta pode não atender às expectativas de muitos, pois dependerá, basicamente, da programação de TV que está sendo oferecida às crianças, que, é bom lembrar, são o futuro da nação.

Digo isso porque conheço muitos pais que, ao chegarem exaustos em casa, depois de um dia repleto de exigências ou mesmo de frustrações, vendo seus filhos cheios de energia, não conseguem achar forças para dispensar a devida atenção que eles tanto esperam. Com isso, a alternativa encontrada por muitos é ligar a televisão e atrair seus pequenos ao mundo que a TV oferece. Então retorno à mesma questão: Estão nossas crianças realmente seguras dentro de nossos lares?

Para que a segurança seja real é preciso um olhar mais atencioso para o conteúdo que está sendo apresentado na TV. De nada adianta trancarmos o portão e buscarmos os filhos na escola se não filtrarmos o que eles estão assistindo dentro de casa. É necessário pensarmos, também, que a programação televisiva no horário que muitos de nós chegamos do trabalho nem sempre é adequada à faixa etária infantil, e nós, como pais, professores e cidadãos, não podemos, em hipótese alguma, fazer vista grossa à essa verdade.

Em lugares como cinemas e teatros, não é permitida a entrada de crianças quando está sendo exibido algo inadequado à inocência natural delas. Lembro-me de, às vezes, ao estar próxima de alguns meninos e meninas, ouvir comentários sobre cenas de algumas produções da TV que não são para a idade deles. Portanto, incentivo os pais e professores a olhar com mais atenção para nossas crianças, não permitindo que elas assistam a programas inadequados. Não deixem que a televisão se transforme em um inimigo dentro de sua própria casa.


* Erika de Souza Bueno é Consultora Pedagógica em Língua Portuguesa do portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br)