Palavra de especialista
Problemas dos fios de cabelos em crianças Publicado: 05 Março 2010 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Não é algo comum, crianças apresentarem problemas capilares. Quando isso acontece costumam ser problemas congênitos e determinam em grande parte mudanças da qualidade dos fios. Dentre as características, os fios de cabelo podem apresentar em sua haste defeitos de formação com modificação de sua estrutura, manifestando fragilidade ou alterações da anatomia dos mesmos.

Dentre as doenças de origem capilar, que podem se manifestar em crianças podemos destacar as seguintes:

Tricorrexe Nodosa
Esse quadro se manifesta com os fios apresentando nós brancos em seu comprimento, relacionados a fraturas incompletas da haste dos mesmos. Em adultos normalmente apresenta-se climáticas. Em crianças denota fragilidade na formação dos mes em cabelos longos, quimicamente tratados ou que soferam agressões mos, sendo mais frequentes em pacientes com cabelos ondulados e crespos.
 
Moniletrix
É um problema caracterizado por cabelos que apresentam áreas de  estreitamento e dilatações da haste que lembram um rosário. Trata-se de um problema genético, que caracteriza-se com cabelos frágeis e que se quebram com facilidade nas áreas de estreitamento dos fios. Casos severos acometem todo o couro cabeludo e os pacientes costumam apresentar-se com poucos cabelos. sendo estes com aspecto fragilizado e mostranto-se quebrados próximos ao couro cabeludo. O quadro pode desaparecer no período da adolescência ou permanecer ao longo da vida.
 
Pili Torti
Esta é outra manifestação que poderá ser encontrada em crianças e que costuma ser caracterizada por cabelos que crescem girando em seu próprio eixo, tendo o aspecto espiralizado. Os fios costumam ser frágeis, quebradiços e não conseguem crescer adequadamente. Alguns casos podem estar associados à Síndrome de Menke que acompanha problemas de pele  e neurológicos.
 
Tricorrexe Invaginata
Encontrada na síndrome de Netherton, é um problema raro. Caracteriza-se por cabelos com aspecto de bambu. Nestes casos ao longo dos fios se apresentam áreas que lembram nós de bambus. Pode estar acompanhada das outras doenças, como a Pili Torti ou a Tricorrexe Nodosa.
 
Tricotiodistrofia
É uma disfunção autossômica recessiva caracterizada pela fragilidade dos cabelos. É ocasionada por problemas na estrutura protéica dos mesmos. Pode haver associação deste quadro com: fotosensibilidade, ressecamento da pele, problemas neurológicos e intelectuais, alterações nas unhas, problemas de fertilidade e baixa estatura.
 
Pili Annulati
É uma alteração também congênita, com quadro que se desenvolve devido à presença de ar em determinadas áreas do fio de cabelo. Os cabelos costumam ser frágeis e quebradiços podendo ocorrer fraturas ao longo da haste.
 
Cabelos Lanosos
São cabelos crespos, como os da raça negra, ocorrendo em pacientes de outras etnias. Apesar de ser congênito, o quadro de Cabelos Lanosos costuma melhorar à medida que a criança cresce.
 
Síndrome dos cabelos impenteáveis
Esta relacionada a um defeito nos fios de cabelos que levam à dificuldade de penteá-los. Normalmente aparece próximo ao terceiro para o quarto ano de vida e caracteriza-se por cabelos que são difíceis de pentear ou que quando penteados, normalmente não permanecem desembaraçados. 

No geral, são estas as anomalias dos fios mais comuns em crianças. Apesar de não serem muito frequentes, quando encontradas exigem pesquisa para o diagnóstico preciso e medidas de acompanhamento médico. Os pais que desconfiarem destes tipos de manifestações devem levar seus filhos a um dermatologista ou tricologista (especialista em cabelos), para que o diagnóstico possa ser feito de forma efetiva e a condução do quadro realizada da melhor maneira.

Dr. Ademir Jr. (CRM 92.693) é médico dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar) pela Internacional Association of Trichologists. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Termalismo, e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Presidente do Grupo de Assistência a Problemas Capilares – GAPCA e Presidente do Grupo de Apoio a Portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos - GAPSOP. Professor de Anatomia e Fisiologia da pele no curso de Pós-Graduação em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz – SP/SP. Autor dos Livros: “Socorro, Estou ficando careca”, publicado pela Editora MG em 2005, “Tem alguma coisa errada comigo – Como entender, diagnosticar e tratar a Síndrome dos ovários Policísticos”, publicado pela Editora MG em 2004 e “É outono para meus cabelos – Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar” – Editado pela Editora Summus. www.ademirjr.com.br