Palavra de especialista
Hábitos simples previnem muitas doenças Publicado: 21 Abril 2010 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Apenas lavar as mãos, por exemplo, já eliminaria o risco de diversas contaminações

Quando não usamos a simplicidade para evitar ou solucionar os problemas, temos dificuldades para atingir nossos objetivos, com maiores riscos de insucesso. Isso não é diferente quando falamos de saúde. Muitas doenças e epidemias poderiam ser prevenidas ou evitadas se algumas medidas simples, porém muito eficazes, fossem tomadas no tempo certo.
 
Poderíamos citar algumas patologias que não atingiriam seu nível de gravidade atual como a diarréia por norovírus, a gripe H1N1, a dengue, a malária, AIDS, cáries dentárias e verminoses. Atitudes simples como lavar as mãos reduziriam o número desses casos no mundo e, mais especificamente no Brasil, seria menor e com uma gravidade bastante reduzida, diminuindo sensivelmente a mortalidade (inclusive infantil).
 
LAVAR AS MÃOS
Observamos que essa atitude é usada à moda de Pilates, ou seja, lavam-se as mãos para se isentar da responsabilidade pelos problemas que estão cada vez mais presentes por aí. Devemos exercer nosso direito e obrigação de lavarmos as mãos para manter um padrão de higiene adequado, reduzindo, assim, a transmissão de doenças como:
 
 - Diarréia por norovírus - Comum em navios, como o que teve que aportar em Santos por duas vezes, (na primeira com mais de 300 pessoas infectadas e na segunda com mais de 50) e que teve seu pico, estragando o Natal e Ano Novo no litoral (Guarujá) e interior (Olímpia) de São Paulo.
 
- H1N1 – A lavagem de mãos, até com álcool gel, pode prevenir a transmissão do vírus da Influenza H1N1.
 
- Verminoses - são comuns nas crianças e, na maioria das vezes, provocadas por alimentos mal lavados (verduras, legumes) e por uma higiene inadequada das mãos das pessoas responsáveis pelo preparo da refeição.
 
Assim, dedicar o tempo e a atenção adequados para lavar as mãos antes e após as refeições, antes e durante o preparo de alimentos, após urinar ou evacuar (antes de sair do banheiro), após troca de fraldas de cada bebê, ao chegar em casa, antes até de beijar seus parentes (filhos, esposa, marido, pais, mães) é um cuidado fundamental para promoção à saúde.
 
Essa simples atitude reduziria gastos em internações, medicamentos e outros tratamentos, exames laboratoriais e dias perdidos em trabalho, gerando problemas para os empregados e para as empresas.

* DR. YECHIEL MOISES CHENCINSKI
Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dr. Yechiel é especialista em pediatria pela Santa Casa de São Paulo e em homeopatia pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Aperfeiçoamento em Homeopatia (CEPAH). Dr. Yechiel também é autor dos livros “Homeopatia mais simples do que parece” (Pólen Editorial, 2007) e "Gerar e Nascer - um canto de amor e aconchego" (Pólen Editorial, 2008).