Palavra de especialista
A higiene das mãos começa na escola Publicado: 08 Junho 2010 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

A vulnerabilidade dos adolescentes e crianças nas escolas exige o hábito de lavar as mãos

É verdade que entre as regras básicas que a criança aprende na escola, a lavagem das mãos parece ser a mais simples. Mas, no decorrer dos anos esse ensinamento passa despercebido e, às vezes, cai no esquecimento em meio à quantidade de informações recebidas durante o aprendizado.
 
As atividades recreativas e a rotina na sala de aula proporcionam aos alunos uma grande exposição ao contágio de doenças. Seja no ato de emprestar um lápis, nos esportes coletivos ou até mesmo na hora de comer um lanche, é muito importante manter as mãos limpas.
 
Bactérias e vírus estão por toda a parte, mesmo onde não imaginamos. No ano passado, a gripe H1N1 despertou a preocupação das pessoas em relação à higiene das mãos e diversas campanhas foram realizadas nas escolas.
 
Muitas doenças como conjuntivite, gripe comum e até mesmo diarréia infeccional podem ser evitadas pelo simples hábito de higienizar as mãos. A prática ganhou até  um dia de conscientização, o “Dia Mundial de Lavagem das Mãos”. Nessa data, diversas atividades foram promovidas pela OMS, Organização Mundial de Saúde, para reforçar a importância da higiene das mãos.
 
Para os adolescentes não é fácil manter o hábito porque a rotina nessa etapa da vida traz tantas novidades que regras simples acabam sendo deixadas de lado. Visando buscar uma alternativa eficiente, o álcool gel é um item prático que tem sido usado desde que a Influenza A se tornou uma ameaça.
 
Apesar da praticidade, o álcool gel possui um efeito indesejado que causa certa rejeição em relação ao uso, o ressecamento da pele. Mas para esse problema existe solução. O Soapex Espuma antisséptica, possui a mesma praticidade do álcool gel e não resseca as mãos. Basta encontrar um cantinho na bolsa ou na mochila que as mãos estarão sempre limpas, até mesmo para quem vive a agitação da adolescência.