Palavra de especialista
Refeições saborosas nas férias Publicado: 18 Julho 2010 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Nutricionista do HCor explica como os pais devem fazer para montar cardápios divertidos e nutritivos no período de férias, sem abusar de alimentos prejudiciais à saúde de crianças e adolescentes
 
Há atualmente uma série de discussões sobre a alimentação infantil. O aumento no consumo de alimentos gordurosos e o excesso de sal e açúcar na dieta da criança e do adolescente traz diversos danos à saúde e, em alguns casos, tornam-se irreversíveis do ponto de vista médico e nutricional. O período escolar, o qual muitas vezes a criança passa a maior parte do tempo é responsável por boa parte dos nutrientes diários e, uma dieta rica em nutrientes, é primordial para manter a saúde dos pequenos. Os pais buscam interagir com essa dieta, com a preparação de lanches e refeições saborosas para seus filhos, porém, no período das férias, alguns fogem da rotina e há um aumento no consumo de fast-foods, produtos industrializados, refeições rápidas e práticas com alto teor de sódio, gordura e açúcar.

De acordo com a nutricionista do HCor – Hospital do Coração, Isabela Pimentel Mota nesta época do ano os problemas de saúde para esse público ficam por conta de resfriados, gripes e crises respiratórias, por conta do ar seco e poluído. “Comer bem e corretamente favorece o organismo e o deixa mais resistente, além de garantir energia para toda diversão. Além disso, alimentos nutritivos mantêm a saúde e o desenvolvimento da criança e do jovem durante o período de férias”, afirma a nutricionista.

Entre as ações que os pais podem fazer para incentivar a ingestão de alimentos saudáveis no período de férias é sempre deixar alimentos saudáveis e apetitosos prontos para o consumo. Isso inclui desde frutas frescas como morango, banana, maçã, pêra, salada de frutas, até gelatina, bolo preparado com flocos de aveia, bolo de cenoura, biscoitos caseiros integrais, sucos e água de coco. “É muito comum o aumento do consumo de refrigerantes e doces. Os responsáveis pelas crianças devem controlar a ingestão desses alimentos começando por limitar a compra deles. Se não tem em casa, na casa da praia ou no sítio fica mais fácil”, completa Isabela.

Evite o exagero

Nas férias escolares, até mesmo o excesso de pipoca - alimento bastante presente nas férias - pode fazer para a criança complicações digestivas como náuseas e vômitos. Os fast-foods com alto teor de gordura e sal, as frituras e os doces com cremes e chantilly são os mais perigosos para as crianças e devem ter consumo bastante controlado.

Criatividade na produção da refeição

Usar a criatividade decorando os pratos é uma alternativa para chamar atenção das crianças menores. Fazer uma flor com parte do tomate ou montar um boneco com ovo cozido, por exemplo, pode auxiliar a prender a atenção da criança para a alimentação correta. Para os maiores o ideal é introduzir verduras e legumes na massa e no recheio de tortas, preparar pastéis assados e recheados com verduras e queijo, fazer sobremesas à base de iogurte desnatado ao invés de creme de leite e chantilly, colocar torradinhas de pão integral nas saladas e queijo magro ao invés de parmesão são algumas sugestões.

Dica importante:

Procure fazer as refeições junto com as crianças e adolescentes. Isso favorece a repetição do modelo familiar de alimentação saudável. Com os pais aderindo um ritmo mais saudável na alimentação se espelharão em consumir o mesmo cardápio.

Dicas de cardápios para as férias escolares:
 
Café da manhã - Leite ou derivado de leite + cereal
Lanche da manhã - Fruta
Almoço/Jantar - Carne, frango ou peixe + cereal + grão (feijão) + verduras e/ou legumes
Lanche da tarde - Fruta + leite ou derivado de leite