Palavra de especialista
Alfabetização divertida e sem ansiedade Publicado: 03 Agosto 2010 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Você já parou para pensar que os jogos e as brincadeiras têm grande importância para o desenvolvimento das crianças? Brincar é gostoso, dá prazer e desenvolve o potencial intelectual e afetivo da criança

O desenvolvimento da criança é tema complexo; em cada etapa da aprendizagem ela apresenta características diferentes. No processo de alfabetização, a escola e a família desempenham um papel fundamental. Para se ter uma boa qualidade de ensino, os educadores buscam constantemente aperfeiçoar sua prática profissional por meio de treinamentos cada vez mais adequados às necessidades de aprendizagem das crianças.

E qual é o papel da família nesse processo tão determinante para as crianças? Os pais podem - e devem - participar desse momento tão especial na vida dos filhos. Afinal, eles começam a pensar na escrita e construir conhecimento sobre ela muito antes de ingressar no ensino fundamental.

Na vida da criança, as letras e os números estão sempre presentes. Ela observa as embalagens dos alimentos e produtos em casa, ela folheia revistas, ela vê as placas e cartazes nas ruas, nas lojas, enfim, ela se depara com letras em todos os lugares.

Segundo a educadora Denise O. C. Magalhães Gomes, o ambiente em que a criança cresce pode facilitar o seu processo de aprendizagem. "A semelhança entre as experiências vividas em casa e as requeridas na escola impactam o aprendizado. É notável a facilidade e o interesse apresentados por crianças cujos pais incentivam o hábito da leitura e promovem atividades educativas lúdicas com lápis e papel, incluindo letras. O papel da família nessa etapa é oferecer diversas opções divertidas, que promovam prazer durante o processo de aprendizado. Isso será fundamental para a memória emocional da criança".

No entanto, é importante alertar para o risco da ansiedade excessiva dos pais que desejam alfabetizar seus filhos cada vez mais rápido e podem "pular" etapas importantes. O início do processo de alfabetização é amplo e rico. Para que a criança leia o que está à sua volta e comece a colocar no papel suas ideias por meio de palavras, é necessário paciência e tranquilidade. Enquanto ela estiver se aproximando do universo alfabético, a criança inverterá as sílabas, trocará as letras, "comerá" letras, inventará novos traçados, entre outras imperfeições. "Tudo isso tem de ser encarado de maneira muito normal e não pode nem deve ser apontado com crítica, pois é um momento que exige da criança autoconfiança e crença em si própria", explica Denise.

A educadora sugere algumas dicas para os pais estimularem o processo de alfabetização das crianças:

  1. Ofereça livros para os bebês e mantenha esse hábito com publicações recomendadas para a idade da criança.
  2. Inclua livrarias e bibliotecas nos passeios da família. Existem livrarias que, nos finais de semana, promovem atividades de "contação" de histórias e teatro para as crianças e seus pais. Não só divertem a criança como também dão ideias aos pais para contarem histórias de outras formas.
  3. Mantenha em local acessível papel, lápis de cor ou giz de cera para a diversão das crianças.
  4. Folheie livros, revistas e jornais na presença de seu filho/a e compartilhe com ele/a esses momentos.
  5. Convide seu filho/a para conversar na cozinha, enquanto prepara o almoço, e peça à criança para pegar os alimentos de que você precisa: "Pegue a lata de rótulo verde que comece com a letra M", por exemplo.
  6. Conte histórias para a criança. E peça para ela também contar histórias, manuseando livros e revistas.
  7. Leia em voz alta e passe o dedo das crianças nas palavras.
  8. Escreva bilhetes em letra bastão para as crianças.
  9. Monte um quadro/cartaz com as "tarefas do dia": acordar, lavar o rosto e as mãos, escovar os dentes, tomar café etc.
  10. Ter um quadro magnético com letrinhas é muito estimulante para a criança ir construindo palavras e frases. Ela pode mudar as letras de lugar, conforme vai conversando com alguém alfabetizado, até chegar à forma convencional da palavra.
  11. Peça ajuda à criança na hora de escrever bilhetes simples e até a lista de supermercado.
  12. Coloque avisos pela casa, por exemplo: "Não deixe a torneira pingando depois de lavar as mãos", "Apague a luz quando sair do quarto", "Não deixe a televisão ligada, quando acabar de ver seu desenho animado".


Essas sugestões requerem alguns cuidados:

  • Não exija perfeição na escrita ou na leitura de seu filho. Errar faz parte do processo de construção do conhecimento.
  • Letras bastão são indicadas para a alfabetização de crianças, pois elas as veem em vários lugares.
  • Utilize letras impressas - cartonadas, de PVC ou magnéticas - para estimular o aprendizado infantil.
  • Faça de cada um desses momentos de interação divertidos e prazerosos para toda a família.
  • As atividades devem ser prazerosas, não devem ser forçadas.
  • Devemos estimular na criança o hábito da leitura, mas, se isso não for feito de forma agradável, há grande chance de a criança não criar esse hábito e encarar a leitura como tarefa "obrigatória" e maçante.

Denise O. C. Magalhães Gomes é especialista em Metodologia de Ensino da Educação Infantil e Fundamentos da Alfabetização (professora universitária das disciplinas citadas, como também de Didática e Metodologia de Ensino da Matemática; professora de educação infantil e do ensino fundamental I por 20 anos em escolas de grande porte de São Paulo; pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação).