Palavra de especialista
Estabilidade familiar e carinho na infância conduzem ao equilíbrio emocional na vida adulta Publicado: 02 Setembro 2010 | Última Atualização: 24 Setembro 2018

Crianças que tiveram mães afetuosas, quando crescem se tornam pessoas mais equilibradas emocionalmente e lidam melhor com as pressões da vida adulta, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos e divulgado recentemente pelo Journal of Epidemiology and Community Health. Para os pesquisadores, o carinho demonstrado pelas mães aos filhos tem efeitos a longo prazo, o que reforça o vínculo entre eles e contribui para um desenvolvimento emocional saudável.
        
Para  a psicóloga Inês Mindlin Lafer, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o resultado do estudo reforça a necessidade de os pais do mundo moderno se atentarem aos cuidados para o desenvolvimento de seus filhos,  principalmente até os três anos de idade, sem abdicar da responsabilidade de criá-los e de dar todo o carinho que eles precisam receber. “Hoje, muitos pais delegam isso às babás ou às escolas, terceirizam uma responsabilidade afetiva e educacional.  Isso não é correto. A construção da base para uma boa formação é uma  tarefa intransferível dos pais”, alerta  a  especialista.
        
De acordo com o neuropediatra Dr. Saul Cypel, evidências neurocientíficas demonstram que os primeiros anos, desde a concepção, definem a base para a vida, pois têm influência significativa no desenvolvimento do ser humano. “A quantidade e a qualidade dos estímulos que a criança recebe do ambiente em que cresce afetam seu potencial de desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. Por isso, o cuidado educacional e emocional da criança de zero a três anos deve ser intensificado, já que se reflete em toda a vida do indivíduo”, explica.
   
A importância da participação dos pais e cuidadores (babás, professores, médicos etc.) no desenvolvimento das crianças é o principal ponto trabalhado nos projetos de Desenvolvimento Infantil que a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal está desenvolvendo em seis cidades do interior paulista: Botucatu, Itupeva, Penápolis, São Carlos, São José do Rio Pardo e Votuporanga.
 
Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Familiar e sem fins lucrativos, a fundação foi criada em 1965 para atuar em pesquisa em hemoterapia. Durante quase 40 anos, os trabalhos foram dirigidos exclusivamente a pesquisas e atendimento a leucêmicos. Posteriormente, já nos anos 2000, as atividades foram expandidas para a área de geração de conhecimento. Atualmente, sua missão é gerar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento integral da criança de zero a três anos. A FMCSV é mantida por um fundo patrimonial.