Palavra de especialista
Sugestões para comemorar Dia Nacional do Livro Infantil com os jovens leitores Publicado: 17 Abril 2009 | Última Atualização: 25 Setembro 2018

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no Brasil em 18 de abril, dia do nascimento de Monteiro Lobato, reconhecido até hoje como o principal autor brasileiro de livros infantis, por sua linguagem fácil e imaginativa. Mas a homenagem vale para todos que se dedicam à tarefa de escrever para crianças e jovens, estimulando o prazer pela leitura e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e felizes, capazes de continuar aprendendo sempre.

É com este espírito que Edições SM constrói suas coleções de literatura para os jovens leitores e promove ações que visam apoiar o professor em sala de aula, estimular a leitura e a produção literária nacional, e promover a diversidade e o intercâmbio culturais. Bom exemplo desta visão é a Coleção Barco a Vapor, que reúne autores de todo o mundo, alguns deles “recrutados” por meio do Prêmio Barco a Vapor que existe há 30 anos na Espanha e foi implantado em todos os países em que o Grupo SM atua: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha. Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, Edições SM sugere, a seguir, algumas atividades para a sala de aula ou para fazer em casa, com os novos leitores.

"Um país se faz de homens e livros" 
Monteiro Lobato retratou como ninguém a essência da cultura brasileira em sua obra, por meio de personagens com características regionais, evidenciando os costumes da roça e as lendas do folclore nacional.

Dicas de leitura:

Era mais uma vez outra vez
Em Era uma vez outra vez, de Glaucia Lewicki, é possível sentir quanto ler é divertido e surpreendente. Em meio a muita fantasia e imaginação, o leitor participa da construção de uma narrativa e da produção de um livro com um final inusitado.

Outras sugestões de leitura
- Azur e Asmar - Michel Ocelot
- O livro invisível - Santiago García-Clairac
- Isto é um poema que cura peixes - Jean-Pierre Siméon
- Meu coração é tua casa - Federico García Lorca

Dica de recreação
"Quem conta um conto aumenta um ponto"
Após a leitura, monte uma oficina de criação de contos, elaborando um texto em que mude ou acrescente personagens, acontecimentos e situações à história lida. Depois, é só produzir uma bela capa com desenho da própria criança, que vai perceber que também é capaz de se transformar em autor.