Palavra de especialista
Crescimento do Diabetes Tipo 2 em crianças e adolescentes Publicado: 19 Novembro 2010 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Altos índices de obesidade e sedentarismo na infância e adolescência

O Dia Mundial do Diabetes, que é trabalhado mundialmente por diversas organizações traz à tona o aumento da frequência do diabetes em crianças, jovens e adultos e quais providências devem ser tomadas para prevenir e controlar a doença em todo o mundo. A campanha desse ano, como sempre organizada pela International Diabetes Federation (IDF), traz o tema “Educação e Prevenção do Diabetes” (que será trabalhado entre os anos de 2009 a 2013), com o slogan “Vamos assumir o controle do diabetes. Agora”, com um dos  objetivos de alertar a população sobre o controle da doença.

Sabe-se que atualmente o diabetes está cada vez mais presente em crianças e adolescentes em todo o mundo. No Brasil, o número de crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus do tipo 2, principalmente na faixa compreendida entre os 8 e os 18 anos, tem crescido muito,  por conta do aumento da prevalência da obesidade e do sedentarismo nessa faixa etária. De acordo com dados da American Diabetes Association (ADA), há 50 anos o diabetes tipo 2 representava menos de 3% de todos os novos casos diagnosticados entre crianças e adolescentes. Hoje, nos Estados Unidos, ele é responsável por até 30 em cada 100 casos registrados. No grupo dos adolescentes, segundo um estudo publicado no Journal of Pediatrics, a incidência do tipo 2 ultrapassa os 45% dos novos casos de diabetes. Atualmente, mais de 200 crianças desenvolvem a doença a cada dia.

De acordo com a endocrinologista do HCor - Hospital do Coração em São Paulo, Dra. Regeane Trabulsi Cronfli o aumento no número de crianças com diabetes, principalmente do tipo 2, é uma consequência direta dos maiores índices de obesidade,  bem como do sedentarismo e do estresse desenvolvidos ainda na infância. “O diabetes do tipo 2 sempre tem como base  uma predisposição genética para essa doença; contudo o "trio maligno" (obesidade, sedentarismo e estresse) funciona como desencadeante dessa potencialidade genética que, habitualmente, só se manifestaria após algumas décadas de vida, por volta dos 40 ou 50 anos de idade. O aumento no número de casos de diabetes na infância e na adolescência também é um reflexo da epidemia mundial de obesidade, decorrente do consumo excessivo de alimentos industrializados e pouco saudáveis, que contribuem para o aumento dos fatores de risco cardiovascular e  pode levar a criança ou o jovem a desenvolver diversas doenças advindas da má alimentação”, explica a endocrinologista.

Uma das formas de se prevenir à doença é a realização de exames periódicos, o consumo de alimentos saudáveis e a prática de atividades físicas regulares. No caso de crianças e adolescentes os pais tem um papel primordial para o tratamento e prevenção do diabetes, uma vez que, mais do que palavras, as crianças seguem os exemplos. Segundo a endocrinologista "a principal maneira de se prevenir o diabetes, não apenas na infância e na adolescência, mas em qualquer idade, consiste na adoção de uma rotina de vida mais saudável, na qual se consuma alimentos em quantidade e de qualidade adequadas à manutenção de um peso corporal normal, bem como se estabeleça a prática regular de atividades físicas, sem esquecer de que o lazer é também um elemento muito importante para o equilíbrio e a saúde de todas as pessoas”, completa a Dra. Regeane.