Palavra de especialista
Volta às aulas: dicas para o bom desempenho escolar Publicado: 13 Janeiro 2011 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Volta às aulas: dicas para o bom desempenho escolar

Fevereiro está chegando e com ele a volta às aulas é a etapa mais importante na vida de qualquer estudante. Com isso, nada melhor começar o ano letivo com atitudes positivas e que possam garantir um bom rendimento. A orientadora educacional Sônia Licurci, do Colégio Rio Branco, dá algumas dicas.

O primeiro passo para garantir um bom trabalho fica por conta do quesito organização. “Verificar o material, pesquisar os novos temas em cada componente curricular  e ainda começar a separar um horário para estudar diariamente é um bom começo”, ensina Sônia, enfatizando que todo aluno deve criar uma atitude para se preparar para o novo. “Eles devem abrir espaço na vida para novos desafios”, completa.
 
Porém, Sônia admite que ao pensar na agenda do ano que começa é fundamental reservar espaço para a diversão, o lazer. “Faz parte da vida do estudante um tempo específico para o descanso e equilibrar essa necessidade com as obrigações escolares vai garantir um equilíbrio diário e que poderá ajudá-lo a manter um bom desempenho”, diz ela.
 
Outra importante dica da professora é quanto ao preparo do aluno para cada aula. “Preparar-se com antecedência, lendo sobre o assunto e buscando informações, pode ajudar e fazer toda a diferença na hora de compreender aquele conteúdo”, diz a educadora.
 
A forma de anotar a aula também pode ser um aliado do bom desempenho. Um lembrete: a anotação deverá seguir o estilo de aula do professor, os destaques do assunto ou a forma de interação do aluno com o seu caderno e com o estudo diário pode ter o jeito de cada um.

Sobre a escolha do material mais adequado, lembre-se que primeiramente o aluno deverá seguir a orientação da instituição e , evidentemente, do mais correto para cada faixa etária. Mas a educadora destaca que o uso do fichário diariamente requer do usuário duas qualidades: autonomia e organização.

Sônia também reforça que o costume de usar agenda deve ser incorporado na rotina do aluno desde cedo. “A agenda é um material precioso e organizador de nossa vida.”