Palavra de especialista
Apnéia e hipopnéia podem afetar as crianças Publicado: 08 Abril 2011 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Déficit de atenção, baixo rendimento escolar e hiperatividade são algumas das consequências da síndrome

Ter uma boa noite de sono é fundamental para o descanso do corpo e da mente, principalmente para quem está em fase de crescimento, como as crianças. O problema é quem nem os pequenos estão livres do risco de sofrer com a Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS), doença caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono. “Estudos indicam que esta síndrome está associada a alterações comportamentais, cardiovasculares e neurocognitivas”, destaca Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial.

De acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, doenças como rinite alérgica e hipertrofia de adenóides foram as mais prevalentes nas crianças que apresentaram a síndrome. “As queixas mais comuns dos pais em relação às crianças foram sono agitado e ronco. Na infância a SAHOS pode ser caracterizada pela ocorrência de obstrução completa ou parcial das vias aéreas superiores, provocando despertares periódicos ao longo da noite e ruptura do sono”, afirma Köhler.

A pesquisa foi realizada com 93 crianças, com idade entre dois e 10 anos, no período de janeiro de 2002 a julho de 2003. Foram feitos diagnósticos polissonográficos e analisados as características das crianças, como idade, gênero e grupo racial. “Também foram observados dados sobre a saúde e o sono dos pacientes. Na polissonografia as informações analisadas foram sobre a apnéia-hipopnéia, a redução da oxigenação e o índice de microdespertar”, explica.

Os resultados do estudo revelaram que 61,3% dos casos foram identificados em crianças do sexo masculino e do total de crianças, 66% foram diagnosticados com SAHOS. “Nas crianças a síndrome possui características diferentes do que quando ocorre em adultos, seja na fisiopatologia, na condição clínica, nos dados revelados pela polissonografia ou nas sequelas, que nas crianças podem ser mais perigosas do que nos indivíduos mais velhos”, esclarece.

O ortodontista ressalta que é necessária a conscientização dos pais com relação aos efeitos prejudiciais da SAHOS na saúde e no desenvolvimento das crianças. “Obesidade, déficit de atenção, baixo rendimento escolar, hiperatividade, problemas na estatura, alterações no desenvolvimento do esqueleto facial e alterações cardiovasculares são algumas das consequências da apnéia e da hipopnéia”, acrescenta o especialista.

Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)

Síndrome prejudica o sono das crianças
Ter uma boa noite de sono é fundamental para o descanso do corpo e da mente, principalmente para quem está em fase de crescimento, como as crianças. O problema é quem nem os pequenos estão livres do risco de sofrer com a Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS), doença caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono. “Estudos indicam que esta síndrome está associada à geração de  alterações comportamentais, cardiovasculares e neurocognitivas”, destaca Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial.
 
Rinite está associada à Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono
De acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, doenças como rinite alérgica e hipertrofia de adenóides foram as mais prevalentes nas crianças que apresentaram a Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS). “As queixas mais comuns dos pais em relação às crianças foram sono agitado e ronco. Na infância a SAHOS pode ser caracterizada pela ocorrência de obstrução completa ou parcial das vias aéreas superiores, provocando despertares periódicos ao longo da noite e ruptura do sono, com consequências nocivas para o bem-estar do dia seguinte”, afirma Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial.
 
Pesquisa analisa qualidade do sono das crianças
Um estudo publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia foi realizado com 93 crianças, com idade entre dois e 10 anos, no período de janeiro de 2002 a julho de 2003, para analisar a qualidade do sono dos pequenos. Foram feitos diagnósticos polissonográficos e analisadas as características das crianças, como idade, gênero e grupo racial. “Também foram observados dados sobre a saúde e o sono dos pacientes. Na polissonografia as informações analisadas foram sobre a apnéia-hipopnéia, a redução da oxigenação e o índice de microdespertares. Os resultados revelaram que as crianças também sofrem com apnéia”, explica Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial.
 
SAHOS é mais comum nos meninos
Os resultados de um estudo publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia revelaram que 61,3% dos casos da Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS) foram identificados em crianças do sexo masculino e do total de crianças, 66% foram diagnosticados com SAHOS. “Nas crianças a síndrome possui características diferentes do que quando ocorre em adultos, seja na fisiopatologia, na condição clínica, nos dados revelados pela polissonografia ou nas sequelas, que nos infantes podem ser mais perigosas do que nos indivíduos mais velhos”, esclarece Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial.
 
Conheça as consequências da SAHOS nas crianças
Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial, ressalta que é necessária a conscientização dos pais com relação aos efeitos prejudiciais da Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS) na saúde e no desenvolvimento das crianças. “Obesidade, déficit de atenção, baixo rendimento escolar, hiperatividade, problemas na estatura, alterações no desenvolvimento do esqueleto facial e alterações cardiovasculares são algumas das consequências da apnéia e da hipopnéia”, acrescenta o especialista.


Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Site: http://www.kohlerortofacial.com.br
Blog: http://gersonkohler.wordpress.com
YouTube: http://www.youtube.com/user/GIK46
Twitter: www.twitter.com/gerson_kohlerClipping: http://clipppinggersonkohler.blogspot.com
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97032376
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Curitiba-Brazil/Gerson-Kohler/130326770332433
Flickr: http://www.flickr.com/photos/gersonkohler
E-mail: kohler1@uol.com.br
Fone: 41 3224.4883
Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.