Palavra de especialista
A crise da asma Publicado: 08 Julho 2011 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Dr. Bernardo Kiertsman, diretor do Departamento de Pediatria da Associação Brasileira de Asmáticos – SP

Nós sabemos que a asma é uma doença inflamatória dos brônquios e esta inflamação diminui o diâmetro da via aérea, dificultando a passagem do ar. Esta doença crônica não tem cura, mas atualmente, com o maior conhecimento da doença e o desenvolvimento de novos medicamentos, temos condições de controlá-la quase que na totalidade dos casos, através de um tratamento preventivo adequado, orientado pelo médico, como: boa higiene do ambiente físico, fisioterapia, uso adequado de medicamentos antiinflamatórios ou broncodilatadores, etc., proporcionando assim, uma adequada qualidade de vida.

O objetivo do tratamento profilático é fazer com que as crises diminuam em número, espaçando o período entre elas, diminuindo sua intensidade, maior facilidade de reversão e, com o passar do tempo, principalmente nas crianças, rareando em número, até como em muitos casos, desaparecerem.

Mesmo com todos os cuidados já descritos, temos observado, com uma incidência menor, mas não desprezível, o aparecimento das não desejadas crises, e dependendo do paciente com maior ou menor intensidade. A crise é caracterizada pela tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito. Algumas vezes somente alguns destes sintomas estão presentes e não todos.

No caso de ocorrer a crise, o paciente deve manter a calma, permanecer em ambiente arejado e utilizar os medicamentos de resgate já anteriormente prescritos pelo seu médico. Alguns desses indivíduos podem não conseguir reverter esse quadro agudo e devem procurar auxílio médico, em tempo adequado, para que estes sintomas não se mantenham por períodos muito longos.

*Dr. Bernardo Kiertsman é professor adjunto de pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, chefe do Serviço de Pneumologia Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, membro do Departamento de Pneumologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria e diretor do Departamento de Pediatria da Associação Brasileira de asmáticos de São Paulo. Para mais informações acesse: www.abrasaopaulo.org.br