Palavra de especialista
Férias planejadas Publicado: 08 Julho 2011 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Férias de Julho: é preciso planejamento adequado para uma viajem inesquecível

Viajar é um dos prazeres da vida, que faz bem para o corpo e para a mente. As férias escolares do mês de julho  são  uma oportunidade  para a família se reunir  e programar atividades diferenciadas  para a criançada. A satisfação de planejar férias tem início já na escolha do destino: quais pontos turísticos visitar, atividades de lazer e entretenimento disponíveis, roteiros interessantes, enfim, tudo aquilo que fará com que o período seja inesquecível para toda a família.

Algumas atitudes são fundamentais para garantir uma boa viagem desde o início. O vice-presidente de Relações Institucionais do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e presidente do Grupo Serson, Julio Serson, alerta para a importância de se obter informações antecipadas sobre a infraestrutura e a segurança oferecidas, seja em hotéis, resorts ou em passeios adquiridos nos próprios destinos. “É importante pesquisar previamente os serviços oferecidos e se há condições para oferecê-los de maneira segura. Infelizmente ainda existem alguns estabelecimentos que negligenciam a segurança do turista, principalmente nas atividades oferecidas. Checar condições dos equipamentos e profissionalismo da equipe é fundamental”, garante.

PRESTE ATENÇÃO  EM  ALGUMAS DICAS:

Certifique-se de que o local possui condições de receber todos os membros da família: crianças, idosos, pessoas com deficiência ou mesmo animais de estimação;

Pesquise sobre o destino escolhido. Saiba a localização de hospitais mais próximos, farmácias, supermercados, enfim, de tudo o que possa ser necessário caso haja qualquer emergência; Procure atividades adequadas a cada faixa etária, considerando inclusive o preparo físico necessário.

Importante é evitar o inesperado. Haja com responsabilidade. A empolgação de estar em férias muitas vezes reduz a capacidade de distinguir o que é perigoso do que é seguro.

Verifique sempre se os equipamentos de segurança básicos estão em boas condições – coletes salva-vidas, cintos de segurança e pneus, etc – e se os profissionais são realmente capacitados.

Não tenha vergonha de perguntar! Você avaliou e não sentiu confiança? Desista da atração. Certamente haverá inúmeras outras atividades que poderão ser feitas com segurança e tranqüilidade por você e sua família;

Esteja sempre atento às crianças, identificando-as com pulseiras ou crachás contendo nome completo, telefone para contato e local onde está hospedado.

No hotel ou resort, se houver um monitor responsável por cuidar ou entreter as crianças e adolescentes, certifique-se de que seja alguém profissional e com conhecimento para exercer a função.