É brincando que a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, já que ela experimentasituações, organiza suas emoções, processa informações e constrói autonomia deação.
“É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos. Os objetos têm uma tal força motivadora inerente, no que diz respeito às ações de uma criança muito pequena, e determinam tão extensivamenteo comportamento da criança”, afirma a pedagoga Jaqueline da Silva Lima.
O presidente da Associação Brasileira de Brinquedos Educativos (Abine), Altino Ito afirma que os pais estão mais conscientes da importância dos brinquedos na formação dospequenos, não só como forma de divertimento, mas também de Educação.“"Hoje, entre 15% e 20% desse mercado é formado pelos brinquedos educativos", revela Ito.
O jogo, em seu sentido integral, é o mais eficiente meio estimulador das inteligências. O espaço do jogo permite que a criança (e até mesmo o adulto) realize tudo quanto deseja.“Socialmente, o jogo impõe o controle dos impulsos, a aceitação das regras mas sem que se aliene a elas, posto que são as mesmas estabelecidas pelos que jogame não impostas por qualquer estrutura alienante. Brincando com sua especialidade, a criança se envolve na fantasia e constrói um atalho entre o mundo inconsciente, onde desejaria viver, e o mundo real, onde precisa conviver”, declara Jaqueline
Brincando a criança tem a oportunidade de experimentar o objeto de conhecimento, explorá-lo, descobri-lo, criá-lo. Nos momentos de brincadeira a criança pode pensar livremente, pode ousar, imaginar, nesta hora é livre para criar, não tem medo de errar, brinca com a possibilidade, a capacidade de lidar com símbolos aqui torna-se primordial, brincar e imaginar que um pedaço de pano é o que ele quer que seja.
Quando a criança brinca, prepara-se para aprender novos conceitos e novas informações. Por isso, as escolas, hoje, devem ter uma proposta pedagógica que incorpore o lúdico como eixo a ser trabalhado na educação infantil e ensino fundamental, ligado à motivação, à interação social, com características pessoais, e aos contextos nos quais as tarefas escolares se desenvolvem.
Tabela 1 - Distribuiçãodos aspectos mais importantes referidos pelos Fisioterapeutas quanto ao uso de jogos, brinquedos e brincadeiras no tratamento de crianças com Paralisia Cerebral - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Aspectos Importantes Relação Percentual
MaiorInteração Terapeuta/Paciente 61,2%
Melhora daAtenção e Cognição
Melhora daCoordenação Motora
Melhora doDesenvolvimento Neuro-Psicomotor 38,8%
Tabela 2 - Distribuição da contribuição do uso de brinquedos,jogos e brincadeiras para o tratamento de crianças portadoras de ParalisiaCerebral
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Contribuição RelaçãoPercentual
Tornam otratamento mais dinâmico 27,9%
EstímuloPsicomotor 27,8%
Melhor Resposta ao Tratamento 22,2%
Prende aAtenção 16,6%
Melhora oAprendizado 5,5%