Palavra de especialista
Dicas de oftalmogista para férias Publicado: 17 Janeiro 2012 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Férias: Oftalmologista da Cerpo ensina cuidados para que o uso prolongado do computador e da TV não prejudique a visão das crianças

Com as férias escolares, as crianças passam muito tempo em frente da televisão, do computador ou jogando videogame. E esta maratona pode trazer aos pequenos sintomas como cansaço visual, vermelhidão, lacrimejamento, incomodo à claridade, embaçamento visual, sensação de peso nas pálpebras, entre outros, independente da necessidade de óculos.

“Em frente destes aparelhos, é comum a criança ficar em estado de concentração, o que leva ao aumento do tempo entre uma piscada e outra, favorecendo o ressecamento ocular”, afirma a médica Dérica Camargo Serra, oftalmologista da Cerpo

.A especialista ensina cuidados simples para evitar o problema:

- Fazer pausas a cada meia hora de uso – o que significa realmente sair da frente do computador ou da televisão;

- Olhar pela janela ou para um ponto distante da casa;

- Procurar piscar mais;

- Evitar brilhos ou reflexos na tela mudando o ângulo de inclinação ou mesmo usando protetores de tela ou tela plana;

- Evitar ar condicionado ou ventilador direto sobre o rosto;

- Manter iluminação ambiente adequada.

- A distância ideal para assistir TV deve ser de dois metros;

- Monitores e telas acima da linha do olhar devem ser evitados, pois podem provocar um ressecamento maior, já que nesta posição é preciso manter os olhos mais abertos.

Curiosidades:

- Uma pessoa pisca 24 vezes por minuto, o que dá uma média de 34.560 por dia. Cada piscada dura cerca de 50 milésimos de segundo. Fazendo as contas, passamos aproximadamente sete horas por ano piscando.