Palavra de especialista
Volta às aulas: confira cinco cuidados com a postura das crianças Publicado: 07 Fevereiro 2012 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Maus hábitos posturais durante afase escolar podem provocar ou agravar problemas de saúde nas crianças e adolescentes. Entre os principais vilões desse mal estão o posicionamentoerrado nas cadeiras e o peso das mochilas. Para evitar complicações no futuro,como a escoliose e a hipercifose, é primordial que os pais observem seus filhose corrijam vícios que ocorrem dentro e fora da escola.

De acordo com Sérgio de Souza Pinto, professor do curso de Fisioterapia da Universidade Cidadede São Paulo – UNICID, pelo fato de as crianças estarem em desenvolvimento, suas estruturas ósseas, ligamentares e musculares ainda estão em formação. Por isso, toda postura inadequada ao sentar, dormir, andar e praticaratividades físicas é capaz de provocar alterações, podendo, com o tempo, passarde uma simples compensação para uma deformidade. “É preciso entender queo processo de desenvolvimento não ocorre apenas na coluna, mas no corpo como umtodo. Sendo assim, sem as cautelas necessárias, corre-se o risco de surgiremalterações em todo complexo musculoesquelético”, destaca o especialista.

A prevenção não difere muito aocomparar uma criança com um adulto, mas deve estar presente em todas as fases,é o que orienta o professor: “a atenção deve iniciar a partir do momentoque a criança fica em pé, aumentar no início de sua vida escolar, dos cinco aosseis anos, e ser mantida até o final do crescimento, em média, dos 17 aos 18 anos”, explica.

Com medidas simples, é possívelgarantir boa saúde postural para as crianças. Confira seis cuidados essenciais:

1. Postura em salade aula: Pais e professores precisam prestar atenção em fatores quepromovem posturas inadequadas, como alterações visuais, auditivas epsicológicas. Nas alterações visual e auditiva o aluno assume posturas paracompensar esses problemas, desta forma, ele acaba se posicionando de formaerrada na cadeira, o que facilita o aparecimento da escoliose (desvio lateralda coluna). Crianças muito tímidas, geralmente, assumem posturas chamadas defechamento, o que pode gerar a hipercifose (aumento dacurvatura da região dorsal). Portanto, fique atento, pois a maneiracorreta de permanecer nas cadeiras é sentar sobre o osso isquio (debaixo doglúteo), manter as costas retas e próximas ao encosto e ter os pés apoiados nochão.

2. Lição de casa: O estudo em casa também requer cuidados. Épreciso evitar que a criança passe muito tempo utilizando o computador para nãoocorrerem complicações posturais. A posição correta ao utilizá-lo é semelhantea que deve ser adotada em sala de aula: sentar sobre o osso isquio (debaixo doglúteo), ter os materiais próximos, encostar a coluna na cadeira, ter os pésapoiados em uma superfície em forma de cunha no chão e manter os membrossuperiores sobre algum dispositivo na cadeira. É necessário que a tela docomputador esteja em uma altura compatível aos olhos.

3. Mochila: O excessode peso das mochilas compromete o equilíbrio postural e, se a criança aindaadotar uma postura errada, mais problemas podem aparecer. “O mínimo depeso deve ser carregado por crianças para não alterar o processo dedesenvolvimento musculoesquelético”, alerta o professor. Para tanto,incentive levar os livros e cadernos que serão utilizados apenas no dia everifique se o peso está equilibrado, sem sobrecargas em apenas um lado, o quetambém é prejudicial. Na hora de escolher a mochila, procure modelos adequadosao tamanho da criança e com formas simétricas, ou seja, que possuem duas alçase encosto maleável, permitindo que o peso seja transportado de maneiraequilibrada. 

4. Fique de olho: Asalterações nas estruturas ósseas, ligamentares e musculares ocorrem de formasilenciosa, por isso, a dica é observar: “algumas crianças podem relatardesconforto na coluna, porém, é importante também ficar atento  em relaçãoao seu alinhamento corporal. Algumas sugestões são: deixar a criança sem camisapara verificar se há alterações, como um ombro mais alto do que outro, e checarqual é a maneira adotada ao sentar”, afirma o professor.

5. Pés no chão: Em momentos apropriados éinteressante incentivar a criança a andar descalça sobre areia ou grama. Este éum meio de estimular a propriocepção do pé, capacidade em identificar eperceber seus movimentos articulares no espaço, que auxilia no desenvolvimentoadequado da criança, em relação à postura.

Sérgio de Souza Pinto, professor do curso de Fisioterapia da Universidade Cidadede São Paulo – UNICID