Palavra de especialista
Check up infantil: conheça os exames que seu bebê deve fazer do nascimento ao primeiro ano de vida Publicado: 16 Março 2012 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Muitas mulheres já sabem: assim que a gravidez é confirmada é preciso que dar início às consultas regulares e aos exames pré-natais. O que poucas sabem, principalmente as mães de ‘primeira viagem, é que a rotina de consultas médicas deve ser estendida ao bebê, tão logo ele nasça. Para garantir o desenvolvimento saudável das crianças, além das consultas mensais, os bebês devem ser submetidos a uma bateria de exames, preferencialmente até o primeiro mês de vida.

A coordenadora dos serviços ambulatoriais e de pronto atendimento da clínica pediátrica SAMCI (RJ), a médica Carina Lopes Paes, lembra que os cuidados já se iniciam na sala de parto, onde o recém-nascido é submetido a um exame físico detalhado pelo pediatra neonatal. “Ainda na maternidade, ele passa por exames que podem detectar precocemente variados tipos de doenças. Nos primeiros dias de vida, o bebê deve passar por uma série de exames simples, porém fundamentais para o seu bom desenvolvimento”, alerta.

Testes do pezinho, do olhinho e da orelhinha

Nomes populares para a triagem neonatal, esses testes são exames laboratoriais capazes de detectar doenças e más formações precocemente. O teste do pezinho é realizado através de amostras de sangue do calcanhar. O procedimento é simples e seguro e pode detectar a presença de doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas como, por exemplo, o hipotireoidismo congênito ou anemias. “O exame deve ser realizado logo na primeira semana, entre o 2º e o 7º dia de vida. O recém-nascido tem que ter recebido dieta por pelo menos 48h”, diz a médica. A maioria das maternidades já oferece à família a opção de colher o material para o teste do pezinho e enviar ao laboratório, seguindo a orientação do pediatra. No caso de não haver esta opção, a família deve ser orientada a realização do exame nas redes pública ou particular de saúde.

O teste do ouvidinho é um exame de emissões ‘otoacústicas evocadas’. “Um aparelho portátil envia estímulos sonoros para o bebê, através de um fone externo, colocado em sua orelha e capta as reações que serão enviadas pelo ouvido da criança”, explica a médica da SAMCI. Esse procedimento garante que distúrbios auditivos sejam detectados precocemente, minimizando transtornos como déficits de audição, de fala e de aprendizado escolar.

Outro procedimento importante é teste do olhinho. “É um exame simples, rápido e indolor. O pediatra usa um feixe de luz para observar o reflexo da retina, sem uso de colírios. O teste identifica qualquer alteração no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas, cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão”, explica. Carina Paes lembra que desde junho de 2010, o pagamento do teste do olhinho por todos os planos de saúde é obrigatório, segundo decidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “A recomendação é que o teste do olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce.  Se isso não ocorrer, o exame deve ser feito logo na primeira consulta de acompanhamento”, orienta.



Consultas pediátricas e odontológicas

Carina Lopes alerta ainda que logo após a alta da maternidade, o recém-nascido deve realizar a primeira consulta com seu pediatra, com até uma semana de vida. “A primeira consulta é importante porque avalia o desenvolvimento do recém-nascido e esclarece as dúvidas dos pais. A partir daí, as consultas devem ser mensais até o primeiro ano de vida. Porém, o pediatra deve ser procurado sempre que a criança apresentar algum problema ou até mesmo para esclarecer dúvidas dos pais que surjam ao longo do desenvolvimento de seu filho”, recomenda, lembrando que o próprio pediatra pode solicitar consultas com intervalos menores, caso haja necessidade, para um acompanhamento mais rigoroso em situações específicas.

A coordenadora dos serviços ambulatoriais e de pronto atendimento da clínica pediátrica SAMCI, diz que muitos pais têm dúvidas com relação à hora de levar o pequeno à sua primeira visita ao dentista. Carina explica que o momento ideal é por volta dos 6 meses, quando a primeira dentição começa a surgir e novos alimentos são introduzidos na dieta do bebê. “O odontopediatra é o profissional mais indicado para orientar os pais na escolha da escova e creme dental adequados à idade”, esclarece. A pediatra orienta, ainda, que do nascimento aos seis meses de vida, os pais devem higienizar a boca da criança após cada mamada, com o uso de gaze embebida em água filtrada.