Palavra de especialista
Temperaturas elevadas aumentam os riscos de contrair conjuntivite Publicado: 30 Janeiro 2014 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

A inflamação acontece com mais frequência no verão

No verão, os casos de conjuntivite viral são ainda mais comuns. Nessa época do ano, devido ao calor e também às férias escolares, ocorrem grandes aglomerações em praias, parques e clubes, favorecendo o contágio. Piscinas e saunas são importantes veículos na disseminação do vírus. Alguns cuidados básicos podem ajudam na prevenção, como lavar as mãos e não compartilhar de toalhas.

O oftalmologista Daniel de Almeida Borges, da Life Clínica, explica que a conjuntivite viral é a mais frequente, e é no verão que a doença faz mais vítimas. “A alta temperatura nessa época do ano e o período de férias levam muitas pessoas para as praias, piscinas e outros lugares com grandes aglomerações. Isso facilita que o vírus seja disseminado ainda mais”, conta.

Apesar de ser um problema comum e de fácil tratamento, a conjuntivite causa grande irritação nos olhos. “Os sintomas mais comuns são desconforto ocular, ardor e embaçamento da visão pelo acúmulo de lágrimas e secreção”, relata.

O médico ainda ressalta a importância de se consultar um especialista assim que os sintomas começarem a surgir. “A automedicação não deve ser feita sob nenhuma hipótese. O ideal é consultar um especialista que vai avaliar o caso e receitar o melhor colírio ou qualquer outro medicamento ou tratamento para o paciente”, alerta.

Durante a doença, Borges chama atenção para os cuidados que o paciente deve ter. “É importante não coçar os olhos, nem esfregá-los quando estiver enxugando-os. Lenço de papel para higienizar, óculos escuros e compressas frias ajudam a aliviar o incômodo”, recomenda o oftalmologista.

"É importante entender que a conjuntivite viral é uma doença extremamente contagiosa e pode levar a surtos epidêmicos. O paciente diagnosticado deve evitar contato social e ambientes públicos, incluindo escola e trabalho, durante o período da infecção", alerta o oftalmologista.

A conjuntivite é uma inflamação na membrana que reveste a parte externa dos olhos e o interior das pálpebras. O agente infeccioso mais comum é o adenovírus. A duração média é de 15 dias e a infecção não costuma deixar sequelas.

Daniel de Almeida Borges (CRM 129491)

Graduação em Medicina na UNICAMP 2007. Residência Médica em Oftalmologia na UNICAMP 2010. Título de especialista em Oftalmologia pelo CBO.

Fellow em Córnea e Catarata pelo HC/UNICAMP.