Palavra de especialista
O Importante Teste do Pezinho Publicado: 03 Junho 2015 | Última Atualização: 24 Setembro 2018

Algumas gotinhas de sangue podem significar o diagnóstico, tratamento e cura de doenças graves no bebê

Há 14 anos, em 6 de junho, foi criado o Programa de Triagem Neonatal – o famoso Teste do Pezinho –, mas pouca gente sabe que o conhecido exame, feito nas maternidades por meio da coleta de algumas gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido, permite diagnosticar diversas doenças precocemente, antes mesmo de qualquer sintomatologia. Se não identificadas no primeiro mês de vida e tratadas preventivamente, essas patologias podem levar a lesões irreversíveis e alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. Este teste é obrigatório e um direito da criança estabelecido por lei desde 1992.

O exame pode ser subdividido entre ‘’básico’’, que é preconizado e pode detectar quatro doenças congênitas causadoras de deficiências como fenilcetonúria, hemoglobinopatias, hipotireoidismo congênito e fibrose cística; e o ‘’avançado’’, que é eletivo e pode identificar até 46 patologias, antes que seus sintomas se manifestem.

A bióloga responsável pela Triagem Neonatal do Hospital e Maternidade Santa Joana, dra. Regina Munhoz, explica que a coleta é efetuada a partir de 48 horas de vida do bebê, sendo o tempo ideal de coleta entre o 3º e 7º dia de vida e no máximo até o trigésimo dia.

Muitas das doenças detectadas podem ser tratadas com dietoterapia, outras com a simples introdução de alguma medicação ou com a proibição do uso de outras. A identificação de doenças mais graves no bebê também pode alertar os pais para um  aconselhamento genético antes de uma próxima gestação.

Este Teste, por se tratar de uma triagem, tem a função de detectar o maior número de possíveis portadores de qualquer uma das doenças pesquisadas, portanto, pode apresentar casos de falsa positividade nos resultados e irá demandar uma nova coleta para confirmação, na maioria das vezes, já com exames diagnósticos.

Esta nova coleta sempre gera apreensão por parte dos pais, porem, é necessário que seja realizada no tempo informado pelo Hospital, para definir se realmente o recém-nascido necessitará de algum acompanhamento específico, ou se aquele primeiro resultado foi algo transitório e já esteja normalizado na segunda coleta.

“A grande importância do Teste do Pezinho é o diagnóstico precoce para a tomada de ações necessárias, em tempo, garantindo uma vida saudável ou uma melhor qualidade de vida ao recém nascido portador dessas doenças” finaliza a bióloga do Hospital e Maternidade Santa Joana, dra. Regina Munhoz.