Livros
O mistério das árvores da Rua Roberto Publicado: 04 Junho 2015 | Última Atualização: 06 Outubro 2018

O primeiro livro de Agatha Cris de Faria Galvão, de 10 anos, moradora do Chapéu Mangueira, no Leme, sobre uma gata detetive, Agatha.

A ideia do livro surgiu durante uma noite de ventania forte, quando a sirene tocou e o pai de Agatha levou-a para o abrigo da comunidade (ela sentiu muito medo).  A história tomou corpo com as aulas de reforço escolar que o professor Armando Vigar dá para ela aos sábados à tarde. Para ajudar na matemática (comprimento, diâmetro, altura, cálculo geométrico em geral), a pedido de Armando, o biólogo Dan Paskin fez um levantamento das árvores da Rua Roberto Dias Lopes.  Quando o jornal O Globo publicou uma matéria sobre o artigo sobre as árvores do Leblon, escrito pelo padre Josafá Carlos de Siqueira, doutor em biologia vegetal e reitor da PUC-Rio,  o livro vingou. Padre Josafá acabou lendo os originais e escreveu o prefácio.  No Dia do Meio Ambiente,  5 de junho, Agatha estará na quadra da comunidade de Chapéu Mangueira recebendo os amigos que ganharão um exemplar do livro autografado.


"O mistério das árvores da Rua Roberto" é a  primeira aventura protagonizada pela Gata Agatha, uma gatinha detetive.  Na história, após uma noite de ventania, as árvores da Rua Roberto (Dias Lopes, no Leme) desaparecem. Gata Agatha vai tentar descobrir – com seu amigo Sir Pierrô e com o cachorro Fera Brava – o que aconteceu com elas. Entre a realidade e a ficção, a parábola nos mostra como podemos cuidar da natureza ao nosso redor, começando pelas árvores da nossa rua.

Agatha Cris de Faria Galvão tem 10 anos, mora na comunidade do Chapéu Mangueira, no Leme, cursa, na parte da manhã, o 5º ano na Escola Municipal São Tomás de Aquino, no mesmo bairro, e à tarde faz o 6º ano no Instituto Lecca, no Centro, para no final do ano submeter-se a concursos para o Pedro II e os Colégios de Aplicação da Uerj e da UFRJ.

As ilustrações são da artista Tania Britto, radicada há décadas em Londres, que além de exercer o magistério, atua também como voluntária em trabalho de reconhecimento internacional, The Arts for Mental Health. 


Especificações técnicas:
“O mistério das árvores da Rua Roberto”
Agatha Cris de Faria Galvão
Formato 16 x 23, 32 páginas, colorido
ISBN: 978.85.8488.007-2.
Preço: R$ 27