Palavra de especialista
Alerta de inverno: saiba por que você deve trocar a escova de dentes depois de uma gripe Publicado: 06 Julho 2017 | Última Atualização: 24 Setembro 2018

O inverno chegou e é bom ter atenção em hábitos cotidianos que ajudam na manutenção da saúde. Depois de contrair uma gripe, a única preocupação é reestabelecer o bom funcionamento do organismo. Passada a enfermidade, você sabia que é fundamental substituir a escova de dentes? A pequena atitude fortalece não apenas a saúde bucal, mas vírus e bactérias longe do corpo.

Isso acontece pois as cerdas da escova de dente é o habitat ideal para proliferação de fungos e bactérias. O local é úmido e muitas pessoas ainda guardam o objeto lugares escuros e sem ventilação. Para o perigo de reinfecção, causado pela bactéria armazenada, é necessário o descarte da escova antiga.

O perigo da infecção começa quando as bactérias que fazem parte da flora bucal formam grandes colônias nessa ferramenta, como explica a dentista Heloísa Crisóstomo, da clínica Dental Concept. “Essa proliferação pode trazer patologias para quem faz uso dessa escova ou pra quem acaba guardando próximo a escovas de outros membros da família, podendo causar infecção cruzada”, esclarece a profissional, que é Presidente da Associação Brasileira de Odontologia do Distrito Federal.

Quando trocar a escova?
Segundo a especialista, a escova deve ser trocada de 3 em 3 meses. “Trocar a escova no tempo certo, seja por desgaste do tempo de uso, seja por contaminação, ajuda a manter uma saúde oral e geral. Quando as cerdas não estiverem mais alinhadas, podem gerar doenças infecciosas”, explica.