Busca:
Home Shoppings Quais cuidados ter com crianças em tratamento durante o verão

Newsflash

Gigantinhos da Lira e Alphabeto

No dia 20, às 14h, na sede da loja Alphabeto do Barrashopping haverá o lançamento da marchinha do bloco infantil Gigantes da Lira com o ator Pedro Henriques Motta, o Pippo do seriado Detetives do Prédio Azul.

Leia mais...
O Fantástico Corpo Humano

Exposição leva os visitantes para uma jornada fascinante com órgãos de verdade no Park Shopping Campo Grande.

Leia mais...
Espaço Cultural Lago de Histórias

Atividades regadas à poesia, literatura, pintura, brincadeira e, claro, muita animação.

Leia mais...
Cirque Du Soleil

Pela primeira vez na história do Cirque du Soleil, um espetáculo apresenta um elenco majoritariamente feminino, com uma banda inteiramente composta por mulheres.

Leia mais...
Quais cuidados ter com crianças em tratamento durante o verão PDF Imprimir E-mail

O verão já começou em 21 de dezembro e, junto, também chegaram as férias escolares. Nesse período, crianças e adolescentes tendem a ficar mais expostos ao sol e ao calor, aproveitando ao máximo as piscinas e praias, mas é preciso ficar atento às altas temperaturas. Os pais sabem que nessa hora os cuidados com hidratação, proteção solar e alimentação devem ser redobrados.

Crianças que passam por tratamento oncológico, por estarem mais suscetíveis a infecções, precisam se atentar a alguns detalhes que podem fazer a diferença. Sônia Vianna, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), explica que a exposição ao sol em excesso deve ser evitada, visto que alguns quimioterápicos provocam sensibilidade na pele e o sol pode manchá-la.

“É importante, também, que evitem locais com aglomerações, alimentos com procedência desconhecida, contato com crianças que tenham doenças infecciosas e locais que favoreçam o desenvolvimento do mosquito da dengue”, comenta.

Além disso, a fadiga e o cansaço são sintomas que podem estar associados ao tratamento, portanto, os pais devem evitar oferecer atividades muito enérgicas ou manter a criança em locais com pouca ventilação.

Para aproveitar melhor o período de altas temperaturas, a SOBOPE aconselha:
- Utilizar roupas leves, claras e soltas, pois facilitam a transpiração;
- Preferir alimentos ricos em água, como frutas, que devem ser higienizadas de maneira adequada;
- Beber água ou suco natural com frequência, principalmente nos intervalos entre as refeições;
- Proteger-se do sol com protetores solares de fator maior do que 30 FPS e ações complementares, como chapéus e óculos escuros.

Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE)
A SOBOPE tem como objetivo disseminar o conhecimento referente ao câncer infantojuvenil e seu tratamento para todas as regiões do País e uniformizar métodos de diagnóstico e tratamento. Atua no desenvolvimento e divulgação de protocolos terapêuticos e na representação dos oncologistas pediátricos brasileiros junto aos órgãos governamentais. Promove o ensino da oncologia pediátrica, visando à divulgação e troca de conhecimento científico da área em âmbito multiprofissional.