Busca:
Home Shoppings O recém-nascido já está em casa, e agora?

Newsflash

Gigantinhos da Lira e Alphabeto

No dia 20, às 14h, na sede da loja Alphabeto do Barrashopping haverá o lançamento da marchinha do bloco infantil Gigantes da Lira com o ator Pedro Henriques Motta, o Pippo do seriado Detetives do Prédio Azul.

Leia mais...
O Fantástico Corpo Humano

Exposição leva os visitantes para uma jornada fascinante com órgãos de verdade no Park Shopping Campo Grande.

Leia mais...
Espaço Cultural Lago de Histórias

Atividades regadas à poesia, literatura, pintura, brincadeira e, claro, muita animação.

Leia mais...
Cirque Du Soleil

Pela primeira vez na história do Cirque du Soleil, um espetáculo apresenta um elenco majoritariamente feminino, com uma banda inteiramente composta por mulheres.

Leia mais...
O recém-nascido já está em casa, e agora? PDF Imprimir E-mail

A chegada de um bebê altera toda a rotina de uma família e exige certos cuidados, no entanto a bióloga Zioneth Garcia, doutora em Ciências Biológicas pela USP e idealizadora do 'Mães com Ciência' ensina como lidar com essa fase tão especial.

Para quem é mãe de primeira viagem essa fase pode ser ainda mais difícil. A felicidade pela chegada do bebê é imensa, mas surgem muitas dúvidas na hora de traçar os cuidados que essa nova fase precisa. Para a bióloga Zioneth Garcia, doutora em Ciências Biológicas pela USP e idealizadora do 'Mães com Ciência' é muito comum cada visitante – em especial, a família – dar um conselho diferente e a 'nova mamãe' acaba ficando confusa sobre o que fazer.

"Por isso, elaborei um guia sobre os cuidados necessários com o bebê, mostrando que não é um bicho de sete cabeças e dá para passar por ela sem crise", diz a especialista. Aliás, essa é a proposta do 'Mães com Ciência', um blog que oferece uma ponte entre o conhecimento científico e a prática da maternidade por meio de minicursos, consultorias, palestras e rodas de conversa. Segundo a idealizadora, é importante mostrar que não existem fórmulas prontas para a criação dos filhos e cada família deve tomar suas decisões de acordo com sua realidade.

O 'Mães com Ciência' traz informação amparada pela evidência científica, porém de forma sensível. Por exemplo, ao sair da maternidade, Zioneth destaca que, o bebê deve ser pesado e medido, e tais medidas são a referência para acompanhar seu crescimento dali em diante. "É normal o bebê perder até 10% do seu peso de nascimento nas primeiras semanas de vida, pois é o período que se leva para ajustar a amamentação, e o organismo do pequeno está preparado para isso", enfatiza.

Em casa, ela sugere que é importante evitar que o bebê fique de colo em colo, pois para ele qualquer um que seja diferente do colo da mãe, é desconfortável. "Eles se sentem inseguros e vale respeitar essa fase". Outra dica é evitar, ao máximo, as visitas. "Não fique com vergonha em dispensá-las para poder ir deitar com seu bebê, aliás, pode até tentar avisar a família com antecedência que não irá receber visitas nas primeiras semanas".

Essas são algumas dicas que Zioneth Garcia traz em seu blog, abordando o tema de forma leve e descontraída. Outros assuntos relacionados ao universo da maternidade também são trazidos para facilitar a vida de mulheres que desenvolvem essa especial tarefa: ser mãe. Por isso, a especialista está disponível para entrevistas podendo contribuir com informações e dicas. "Usei toda a minha formação de cientista para aprender ser mãe. Aplicando, testando hipóteses, planejando estratégias, personalizando métodos à minha medida, errando e tentando novamente até dar certo e solucionar o problema".

Sobre a especialista: Zioneth Garcia é doutora em Ciências Biológicas pela USP, mãe de Maria Isabel e de Antonio, experiência que a levou a idealizar o 'Mães com Ciência'. A cada dificuldade que surge com os seus filhos, a especialista pesquisa livros, artigos científicos, revisões do tema, usando assim sua formação de cientista para aprender ser mãe.

http://maescomciencia.com