Palavra de especialista
Quais os melhores brinquedos para a primeira infância Publicado: 02 Outubro 2009 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Por Dr. Yechiel Moises Chencinski

Comprar um brinquedo altamente tecnológico ou investir nos educativos? Com a proximidade do Dia das Crianças, os pais começam a puxar os cabelos por não saberem como agradar as crianças de maneira certa. E para os pais que tiveram um bebê há pouco tempo, as dúvidas ficam ainda maiores. Minha dica é: através de brinquedos e brincadeiras os pais podem ajudar no desenvolvimento infantil.

Cada brinquedo deve ser inserido na hora certa, para não assustar as crianças. Por exemplo, brinquedos coloridos, de encaixar, com botões e até alguns efeitos sonoros são importantes para o bebê desenvolver suas habilidades motoras. Seguem abaixo algumas sugestões sobre os brinquedos ideais para essa faixa etária.

A partir do 3º mês de vida – Nesse período o bebê já começa a "brincar". Ele se interessa por tudo que lhe é mostrado e agita brinquedos ou coisas coloridas e que fazem barulho como argolas, chocalhos e móbiles para saber de onde vem o som.

Do 4º ao 5º mês - O alcance visual dele é maior e mais duradouro e ele aumenta a atração por brinquedos ou objetos que brilham ou fazem barulhos. Quando ele estiver deitado de costas ou sentado, deixe brinquedos macios ao alcance dele para que ele possa agarrar e levá-los à boca (mordedores ou algum outro brinquedo de plástico indicado para essa finalidade). A boca ainda é o centro do seu universo e, com os dentes aparecendo, ele tentará levar muita coisa à ela para "coçar" as gengivas. Cuidados com os bonequinhos muito duros, eles podem machucar a boca do bebê.

Do 6º ao 8º mês – Nessa fase, o bebê começa a se equilibrar sentado. Coloque brinquedos de cores e tamanhos diferentes e que façam ruído, mas não esqueça de protegê-lo com almofadas ao seu redor para que ele não se machuque se cair. Nessa idade, se o bebê ganhar um brinquedo de presente, é mais provável que ele queira brincar com o papel ou com a caixa do que com o próprio brinquedo.

Do 9º ao 11º - Engatinhar, ficar de pé e andar com apoio são os primeiros “passos” na direção da liberdade. O bebê leva tudo à boca (cuidado com objetos pequenos) e morde, mastiga e engole. Apertar botões (atenção ao que se acende e se apaga), abrir e fechar portas (cuidado com os dedos dele), movimentar objetos são algumas das atividades que podem ser feitas sob sua supervisão. Nessa fase, os brinquedos podem ter cores, sons e muitos botões.

1º ano de vida - Encaixar e desencaixar, empilhar e derrubar, conhecer novas cores, formas, tamanhos, pesos, cheiros, gostos. Brinquedos devem ser variados em cores, tamanhos, texturas, sons, formas para que seu filho aprenda a reconhecer esses fatores. Ele tentará encaixar um brinquedo no outro, empilhá-los e, a seguir, derrubar essa pilha. Sons e cores são estímulos legais (lápis de cor e papel, brinquedos amarrados para jogar e andar puxando).


* Dr Yechiel Moises Chencinski

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dr. Yechiel é especialista em pediatria pela Santa Casa de São Paulo e em homeopatia pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Aperfeiçoamento em Homeopatia (CEPAH). Dr. Yechiel também é autor dos livros “Homeopatia mais simples do que parece” (Pólen Editorial, 2007) e "Gerar e Nascer - um canto de amor e aconchego" (Pólen Editorial, 2008).