Busca:
Home

Newsflash

Aniversário de Santos Dumont no Museu Aeroespacial

O Museu Aeroespacial promove, nos dias 21 e 22 de julho, das 8h às 20h, comemora os 145 anos de Santos-Dumont. Haverá shows aéreos e atrações musicais. e voos de réplica das aeronaves 14-Bis e Demoiselle. 

Leia mais...
Casa Briza no Jardim Guadalupe

Shopping Jardim Guadalupe realiza o ‘Skate Camp 2018’ em parceria com o projeto Briza. Espaço terá aulas gratuitas de skate para crianças de 6 a 12 anos, além de outras atividades.

Leia mais...
Corsário Carioca

Os passeios serão nos dias 22 (domingo) e 28 de julho (sábado), às 10h30. Grupo de Contadores de histórias promove passeio pela Baía de Guanabara para apresentar às crianças os relatos históricos do Rio de Janeiro.

Leia mais...
Por que exigir que seu filho tire boas notas durante a infância pode ser um problema? PDF Imprimir E-mail

Por Gislene Naxara *

O sucesso escolar do educando vai acontecer quando tivermos em sintonia três pontos: a escola, a família e o aluno. Cada um dando conta do que compete a si. Exigir que seu filho tire boas notas em todas as matérias pode se tornar um problema. Não me entenda mal, ter um desempenho satisfatório envolve ter bons resultados, o que é bom para o aluno. No entanto, é normal que durante sua curva de aprendizado o estudante vá melhor em algumas matérias do que em outras. A avaliação na infância não é mensurada, pois não há notas até o segundo ano. É uma proposta de observação, análise do desempenho e portfólio, mais qualitativa do que quantitativa. Conforme o tempo passa, há uma medição desse conhecimento. Quando trabalhamos com crianças, não podemos ter o objetivo na nota. É preciso atenção na dedicação e no empenho.

A exigência deve acontecer no sentido de elas trazerem o seu melhor, ter dedicação e se sentirem motivadas. É necessário respeitar a faixa etária, pois temos que mostrar a responsabilidade de cada um em fazer o seu melhor, desvinculando da nota e deixando que seja uma consequência. É normal que alguns sejam bem-sucedidos em determinadas disciplinas por diversos motivos, dentre eles habilidades e competências. Com mais de 30 anos de atuação na área de educação e hoje também como coordenadora pedagógica da Educação Infantil e 1° ano no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em São Paulo, percebi que os pais devem lidar de uma forma mais positiva com as notas e suas exigências com os filhos. Eles sempre devem optar por conversar e mostrar que as notas, altas ou baixas, são consequências do aproveitamento escolar. Se o aluno se empenha e se dedica, o resultado é bom. Se não foi satisfatório, é necessário ver o porquê. A nota é um resultado que serve também para avaliação, temos que refletir sobre ela, independentemente de qual seja.

Reforço que não ter momentos de convívio diário com o filho também pode interferir no desempenho escolar, por exemplo. Mas essa relação deve ser mais do que uma simples refeição diária. Sei que é difícil falar em um momento, pois se todos estão próximos, mas cada um em seu celular, também não foi válido. A questão é a presença efetiva. Hoje muito se fala que é melhor qualidade do que quantidade de tempo. Mas existe uma reflexão sobre isso, pois atualmente há uma demanda grande de trabalho, fazendo com que muitas vezes a criança passe o dia sem a família. As pessoas delegam muito a terceiros, mas na verdade a educação é responsabilidade de pai e mãe. A escola trabalha a escolarização, a família a educação, e isso só acontece com a presença.

O tempo necessário com o filho é a família que vai estruturar. Uma avó, uma babá ou qualquer outra pessoa não vai educar no lugar dos pais. Portanto, é importante que a família tenha um tempo com essa criança. De chegar em casa e deixar tudo para estar com ela. Não somente em momentos bons, mas também na hora do limite, que é necessário para um desenvolvimento saudável. Agora o quanto isso vai acontecer são os familiares que têm de organizar por conta da demanda de trabalho existente. Isso também é importante para a criança, não só financeiramente, mas para que ela veja um bom exemplo de responsabilidade, entendendo que é possível nos realizar profissionalmente.

* Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e 1° ano do Colégio Salesiano Santa Teresinha, Gislene Maria Magnossão Naxara atua na área de educação há 32 anos. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia pela Mackenzie, cursou especializações em didática de 1ª a 4ª série, semiótica e aprendizagem cooperativa com novas tecnologias na Rede Salesiana.

Sobre o Colégio Salesiano Santa Teresinha:

Destaque como centro de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, o Colégio Salesiano Santa Teresinha (Rua Dom Henrique Mourão, 201 – Santa Terezinha) foi fundado em 1937, na Zona Norte de São Paulo. A instituição é centrada na metodologia do Amor Educativo e no Sistema Preventivo, que se resumem em três dimensões: razão, espiritualidade e afeto – bases da proposta pedagógica de Dom Bosco, santo católico que atuou como educador de crianças e jovens no século XIX. Além dessa dimensão religiosa, o externato Santa Teresinha conta ainda com uma gama de atividades extracurriculares diversas para desenvolver habilidades complementares a educação básica. Para mais informações, acesse: www.salesianost.com.br.