Palavra de especialista
MindKids mostra quatro benefícios da meditação Publicado: 28 Outubro 2018 | Última Atualização: 29 Outubro 2018

Prática também pode ser feita por crianças e jovens e ajuda em diversos momentos de seu dia a dia

A hiperconectividade de jovens e crianças na atualidade tem trazido diversos problemas relacionados a fatores psicológicos e de relacionamento. Ondas de desencontro e violência têm afetado pessoas nessa fase tão importante da vida, na qual ainda muito do seu caráter e comportamento estão em desenvolvimento.

Consciente dos benefícios no bem-estar e da melhoria nos relacionamentos interpessoais que a meditação traz, a idealizadora do projeto MindKids, que leva estas práticas para as escolas, Daniela Degani, resume alguns dos benefícios trazidos pela meditação:

Melhora na atenção – Quem medita obtém melhora na atenção, o que também reflete em tarefas que exigem concentração, como a resolução de exercícios na escola ou de tarefas no dia a dia.
Maior compaixão – Quem pratica o mindfulness (termo que também pode ser utilizado quando falamos de meditação e que significa "atenção plena") tende a ajudar mais o outro e ter mais compaixão não só com quem está ao redor, como também consigo mesmo.
Equilíbrio emocional – A prática da meditação ajuda a diminuir a impulsividade favorecendo respostas pensadas.
Mais calma – A meditação também reduz o sentimento de estresse e ajuda a lidar com a ansiedade e desconfortos causados por situações sociais estressantes, ocorram elas no ambiente escolar ou familiar.

Para saber mais sobre os benefícios da prática e outras vantagens, confira o site da Mindful Schools, que reúne os principais estudos sobre a área e que foi a principal fonte de informação para que Daniela Degani listasse os benefícios.

Sobre Daniela Degani
Daniela Degani é idealizadora da MindKids. Formada em Administração de Empresas pela USP, pós-graduada em Comunicação pela ESPM, atuou muitos anos em empresas como Unilever, Microsoft e Mead Johnson Nutrition. Praticante de meditação desde 2012, medita com crianças há mais de 3 anos, sendo treinada em Mindfulness para Crianças e Adolescentes pela Mindful Schools/EUA. É colunista do portal bora.ai do Estadão para temas relacionados à meditação infantil. Busca constantemente aprimoramento de sua prática, técnicas e conhecimento da área, tendo participado da conferência Bridging the Hearts & Minds of Youth de 2017, em San Diego, e é parte do programa de certificação da Mindful Schools, Class of 2018. Participa também do programa do Mindfulness Training Institute na Inglaterra, voltado ao estudo e aprofundamento do ensino de Mindfulness em ambientes seculares.

Sobre a MindKids
MindKids é um projeto liderado e idealizado por Daniela Degani, que tem como missão levar a prática da meditação para ambientes nos quais as crianças e jovens possam aprender e compreender a importância dessa prática milenar. Com mais de 750 mil crianças e adolescentes já tendo realizado a prática nos EUA e outros países do mundo, de acordo com a Mindful Schools, a intenção é que os pequenos brasileiros possam também desfrutar do método, juntamente com seus pais e professores, com participação e engajamento fundamentais para transformar este hábito em algo que possa desenvolver habilidades para a vida como capacidade de foco, concentração, equilíbrio emocional, empatia e compaixão. Hoje o projeto já impactou mais de 800 crianças, pais e professores no País.