Busca:
Home Teatro Você está preparado para a volta às aulas de seus filhos?

Newsflash

Festa do Peão

Rancho do Peãozinho reúne diversas atrações para o público infantil durante a Festa do Peão de Barretos.

Leia mais...
Rio Design Barra terá Espaço de Leitura

Turma do Instituto Rogerio Steinberg participa da inauguração do espaço.

Leia mais...
Dora no Teatro

Último fim de semana. Dora e os amigos Beni e Isa vão tentar realizar uma festa surpresa para o seu amigo “BOTAS” o macaco.

Leia mais...
Aviso

Thermas dos Laranjais terá tarifa especial em agosto. Parque tem mais de 50 atrações, incluindo a maior montanha-russa aquática do Brasil e a única pista de surfe 180° do país.

Leia mais...
Você está preparado para a volta às aulas de seus filhos? PDF Imprimir E-mail

*Christian Barbosa

Mais um período de férias escolares está terminando, e chega o momento de retomar a rotina e se preparar para a volta às aulas dos filhos. Mas, nesse período, o problema não se resume à questão da matrícula, uniforme e material escolar. É preciso considerar, também, as atividades, trabalhos, provas entre outras tarefas que fazem parte da rotina de quem estuda.

Muitos pais se preocupam em como organizar a vida escolar dos filhos e fazer com que as crianças iniciem desde cedo bons hábitos de planejamento e organização. E o primeiro passo para que isso se concretize é não transformar a administração do tempo e a ordem em uma atividade chata ou complexa. Ela deve ser uma tarefa leve, gostosa. Aliás, quando bem feito, esse planejamento ajuda também a aumentar a interação familiar.

Para crianças com mais de 11 anos de idade, a tecnologia pode ser um recurso interessante. Hoje, as crianças nessa faixa etária já utilizam Facebook, Twitter, jogos online, e-mail, entre outros. Então, por que não colocar a agenda escolar e os afazeres na Internet também? O Google Calendar ou o Neotriad são ferramentas que podem ser usadas para isso.

Nessa agenda virtual, é fundamental registrar os compromissos fixos, como horários das aulas, datas de provas, datas de atividades extracurriculares com dia fixo – como inglês e natação –, aniversário dos colegas, passeios escolares e festas.

Outro hábito importante é estimular o seu filho a criar uma tarefa com dois a três dias de antecipação à data do evento principal. Se ele tiver prova de matemática na quinta-feira, por exemplo, marque uma tarefa para a segunda-feira: “estudar para a prova de matemática”; e assim por diante com trabalhos e outras atividades. Se a matéria para estudar for muito grande, divida em mais um dia. Quando ele voltar da escola, a primeira ação deve ser passar tudo o que as professoras enviaram de atividades, trabalhos e compra de material. Isso o ajudará a não se perder com as datas.

Delegar tarefas também é parte da gestão do tempo e ganho de produtividade. Se a professora solicitar uma foto dos avós para ele levar à escola, por exemplo, ele precisará ir à agenda, criar uma tarefa e delegar para o responsável com antecedência. Assim, você ficará sabendo o que precisa fazer antes da hora e ele criará a responsabilidade de delegar, entendendo que ele é o responsável pelo resultado final (entrega).

Ao estimular os filhos logo cedo, eles criam bons hábitos que os ajudarão na vida profissional. Já para quem tem crianças pequenas (a partir dos 4 anos), a técnica também funciona, mas, neste caso, você precisa criar um quadro e colocar no quarto delas para estimular esse “planejamento visual”.

A realização deste projeto familiar, além de eficaz, é uma ótima oportunidade de aproveitar o tempo ao lado dos filhos. Organize-se e boa volta às aulas!

*Christian Barbosa é o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade
e CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas
e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo.