Férias no Museu do Pontal tem espetáculos e brincadeiras ao ar livre
|
O Museu do Pontal começa o ano em clima de férias! Serão três semanas de programação especial, com shows, espetáculos circenses, oficinas de arte e educação ambiental, jogos, brincadeiras e banho de mangueira na praça-jardim.
As atividades ocorrem de quinta a domingo, de 8 a 25 de janeiro, em diversos horários. A entrada é gratuita em todas as atividades e nas exposições do museu.
No sábado (10), às 10h, tem Oficina de Bolhas de Sabão com Clariana Maia. No mesmo dia, às 16h, o espetáculo Mágica do Riso vai levar a plateia a se encantar com os números de Patrick, o Mágico, além de dar boas gargalhadas.
No domingo (11), às 16h, o Museu promove um encontro de Folias de Reis. Estarão presentes três coletivos que mantêm viva essa tradição: Folia de Reis do Sertão Carioca, Folia de Reis Os 12 Apóstolos de Cristo da Cidade de Deus, e grupo de Folia do bairro Lins de Vasconcelos.
Até o fim da programação de férias, as atividades fixas Visita Musicada e Baú de brinquedos populares acontecerão de quinta-feira a domingo, nos intervalos das oficinas e espetáculos.
O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem a Shell como patrocinador master, a Vale como patrocinador estratégico, e como patronos Repsol Sinopec Brasil, Ternium, Tenaris e Itaú, além da Prefeitura do Rio.
Confira a programação completa
• Sábado, 10 de janeiro
10h: FazBola: oficina de bolhas de sabão - Clariana Maia desenvolve uma criativa e divertida oficina de bolhas de sabão, com muitas brincadeiras.
16h: Espetáculo A Mágica do Riso – Patrick, o Mágico, apresenta um espetáculo que une comédia e números de mágica, sob a direção de Paola Hernandes. A apresentação conta com números interativos, mágicas impressionantes e muito riso.
• Domingo, 11 de janeiro
16h: Encontro de Folias de Reis – Estarão presentes três coletivos que mantêm viva essa tradição: Folia de Reis do Sertão Carioca, Folia de Reis Os 12 Apóstolos de Cristo da Cidade de Deus, e grupo de Folia do bairro Lins de Vasconcelos.
SEGUNDA SEMANA
• Quinta-feira, 15 de janeiro
10h: Oficina de educação ambiental. Atividade na horta/jardim sensorial om o coletivo Mangue e Tal e banho de mangueira.
16h: Oficina de malabarismo. O artista Patrick Nogueira promove esta oficina de malabarismos com bastões. Serão três sessões de 30 minutos cada.
• Sexta-feira, 16 de janeiro
10h: Oficina de dobraduras para cantar e brincar. As crianças vão aprender a fazer as tradicionais dobraduras com papel a partir de brincadeiras e cantigas populares. Atividade coordenada pelos arte-educadores do museu, seguida de banho de mangueira no jardim.
16h – Atividade a confirmar.
• Sábado, 17 de janeiro
10h: Oficina de catavento. Os participantes aprenderão, com o pipeiro Max da Fonseca Cardoso, a confeccionar um catavento com material reaproveitado.
16h: Caseado de histórias. O grupo Tapetes Contadores de Histórias apresenta três narrativas brasileiríssimas: O príncipe das palmas verdes, Gabi de bigode e A casa do Tatu. A sessão, com Daniella D’Andrea e Warley Goulart, terá 45 minutos de duração.
• Domingo, 18 de janeiro
16h - Bethi Albano e O Quintal Mágico. Projeto interativo que reúne música popular, danças, folguedos e brinquedos cantados. Com Bethi Albano, cantora e compositora; Dudu Godoi, cantor e multi-instrumentista; Lars Hokerberg,compositor e sanfoneiro, e Maria Clara, cantora.
TERCEIRA SEMANA
• Quinta-feira, 22 de janeiro
10h: Oficina de educação ambiental. Atividade na horta/jardim sensorial om o coletivo Mangue e Tal e banho de mangueira.
16h: Espetáculo Meu pequeno circo mágico. Marcos Griot promove um espetáculo de mágicas divertido e interativo.
• Sexta-feira, 23 de janeiro
10h: Brincadeiras e brinquedos populares. Os arte-educadores do museu resgatam brincadeiras e brinquedos da tradição popular. Depois da oficina tem banho de mangueira no jardim.
16h: Pirilampas. As artistas e educadoras Julia Ludolf e Bebel Nicioli estão à frente deste espetáculo, que une música e teatro. Músicas autorais, sucessos da MPB e cancioneiro popular fazem parte do repertório.
• Sábado, 24 de janeiro
10h: Oficina Lúdica de Capoeira Infantil. Roda de capoeira Angola,brincadeiras, música e movimento com o mestre Marcus Vinicius, da Casa do Saber Popular, seguida de banho de mangueira.
16h – O Mirabolante Homem-Bola. Com números de equilibrismo, excentricidade musical e charlatanismo, a performance de Horácio Storani tem como fio condutor o jogo estabelecido entre o palhaço e a plateia, culminando com a fusão entre um homem e um balão de proporções fora do comum.
• Domingo, 25 de janeiro
16h – Piquenique Musical com Luis Carlinhos. Clássicos da MPB, músicas autorais e do projeto infantil de Luís Carlinhos, Macatchula, são a trilha sonora perfeita deste evento que convida os visitantes a ocuparem a área externa do museu com suas toalhas e lanches em um grande piquenique musica
E AINDA:
Bebês no Museu do Pontal - Aos domingos, às 10h e às 11h.
Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular. Para bebês de 6 meses a 3 anos. Ingressos distribuídos 45 minutos antes das sessões. Sujeito a lotação.
Visita Musicada – Durante a programação de férias (8 a 25 de janeiro), as visitas acontecerão de quinta a domingo.
Os arte-educadores da instituição convidam os visitantes a uma viagem cultural, utilizando a música como elemento chave de condução do grupo pelo acervo.
Baú de brinquedos populares – Durante a programação de férias (8 a 25 de janeiro) haverá sessões do baú de quinta a domingo.
Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, no jardim do museu.
Exposições em cartaz
Festas, Sambas e Outros Carnavais; Sérgio Vidal: nas batucadas da vida (até junho de 2026); Ocupação Naná Vasconcelos (até março de 2026); Novos Ares: Museu do Pontal; Poéticas da Criação; José Bezerra e Artistas do Vale do Catimbau.
Museu do Pontal - Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). museudopontal.org.br/
