Recreação
Festival Hacktudo |

Dias 9, 11 e 12 de outubro. Festival de Cultura Digital chega ao MAM Rio no fim de semana do Dia das Crianças com atrações gratuitas que unem arte, tecnologia e inovação.

Apresentado pela Petrobras, o Hacktudo, maior festival gratuito de cultura digital do Brasil, chega à 9ª edição em 2025, trazendo uma programação diversa que conecta arte, tecnologia, ciência e entretenimento, com foco especial em famílias, crianças e jovens.

Entre as experiências inéditas, destaque para o Batukando, parceria com o coletivo Caramelo Biônico. Instalado em uma escada cenográfica, o público é convidado a tocar um tambor seguindo as orientações de fitas de LED no estilo Guitar Hero. Cada nota certa ilumina a estrutura da escada, formando imagens interativas e coletivas, em uma experiência única que mistura música, arte digital e interatividade.

Além da novidade, o Hacktudo também traz de volta atrações já queridas pelo público, como competições de robôs, desafios de drones, oficinas interativas, experiências em realidade virtual e exposições imersivas. Tudo isso com entrada gratuita, reforçando a missão do festival de democratizar o acesso a atrações culturais, artísticas e tecnológicas que ainda não são de amplo acesso à sociedade.

Reforçando seu compromisso com acessibilidade e inclusão, o festival traz novamente para a programação a AbleGamers, organização sem fins lucrativos que permite ao público conhecer e interagir com consoles e controles adaptados para pessoas com deficiência. A iniciativa evidencia como a tecnologia pode derrubar barreiras e democratizar o acesso ao universo dos games, mostrando que inovação também é sinônimo de transformação social.

 

Serviço:

HACKTUDO - Festival de Cultura Digital
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio)
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro 
Sábado e domingo, 11 e 12 de outubro, das 14h às 22h.
Ingressos em: www.hacktudo.com.br
Confira a programação completa em: www.hacktudo.com.br.