Livros
Pepa & Keca- quem viu rimas por aí? Publicado: 06 Outubro 2018 | Última Atualização: 06 Outubro 2018

Brasileira moradora dos Emirados Árabes enfatiza a beleza da poesia no cotidiano com temas que auxiliam na aprendizagem das crianças e vão além das fronteiras territoriais.

Pepa & Keca: quem viu rimas por aí? (AME Editorinha) é a estreia na literatura infantojuvenil dessa cearense, que viveu a infância no Pará e sem ter acesso aos livros lia o que aparecia, moradora de Dubai há 11 anos. O título nasceu das experiências que Wiana passou a ter no seu dia a dia como mãe. As filhas Pietra e Carla, de 11 e 6 anos, respectivamente, são sua inspiração para as rimas. Ilustrado por Ana Souza, o livro alimenta o afeto e incentiva a identificação em outros pais e outros filhos.

A escrita de Wiana Aguiar ultrapassa fronteiras territoriais. São temas simples, do cotidiano, poemas que incentivam a leitura do dia a dia. A valorização do relacionamento familiar é um dos assuntos mais importantes do texto, segundo a autora. Ao lerem juntos pais e filhos desenvolvem o pensar. Para Wiana, esse tocar é um dos principais papéis da poesia.

Outros temas de Pepa & Keca – quem viu rimas por aí?, que auxiliam ainda no desenvolvimento e aprendizado infantil são as brincadeiras à moda antiga, a quebra de estereótipos de beleza, convivência e o respeito aos animais, a simplicidade de relações humanas genuinamente importantes.