Livros
Coleção Meu avô Publicado: 20 Novembro 2020 | Última Atualização: 20 Novembro 2020

Histórias que valorizam os antepassados das crianças e preservam a história da imigração e da miscigenação no Brasil.

Português - Tiago vai passar o dia com sua tia Angélica, onde está aprendendo a arte de uma antiga tradição de sua família portuguesa: a pintura de azulejos. Ao ficar sozinho no estúdio, algo fantástico acontece: seus avós, pintados nos azulejos pendurados na parede, começam a falar com o garoto. Nesta incrível narrativa, Tiago aprenderá com seu avô a história de seus antepassados, como e por que os portugueses migraram para o Brasil, a adaptação de sua família ao novo país e muito mais.

Judeu - O menino Henrique narra as histórias que seu avô lhe contou sobre o povo judeu. Ao longo das conversas, o vovô relembra a pequena aldeia em que nasceu na Ucrânia e explica motivos que levaram à perseguição de judeus ao longo dos tempos. O neto também aprende com o avô o significado dos rituais e celebrações judaicas, revelando a importância da preservação de suas crenças, costumes e tradições na família.

Japonês - Em Meu avô japonês, Isabel aprende com seu avô como foi a adaptação dos imigrantes japoneses em terras brasileiras, os rituais e celebrações típicos do Japão e descobre que, mesmo tendo nascido aqui, ela também faz parte da história de seu povo e pode ajudar a preservar a cultura japonesa.

Espanhol - Os imigrantes que chegaram ao Brasil trouxeram na mala não apenas roupas e saudades da terra natal, mas também muito da cultura de seu país. Ao se estabelecerem aqui, nos ensinaram seus costumes e hábitos e nos fizeram compreender e respeitar suas tradições. Neste livro, João descobre que seu avô veio da Espanha de navio e que lhe deixou de herança muito mais que um simples sobrenome. Por meio dos livros e de conversas com o pai, o menino conhece a cultura espanhola e tem um encontro mágico e emocionante com seu avô espanhol.

Italiano - As férias escolares se aproximam, e Tito terá muitas surpresas. Revendo as fotos da família ao lado do avô, o garoto descobre como era a vida de seus parentes na Itália, por que eles vieram para o Brasil e como foi a adaptação ao novo país. Relembrando antigas histórias, o avô de Tito mostrará que no Brasil tem muito mais da Itália do que se imagina.

Alemão - Neste volume, os pais de Max sugerem a ele que vá passar alguns dias com seus avós que moram no Sul do Brasil. Mesmo a contragosto, Max aceita viajar. Durante o período em que passa com seus avós, o garoto faz grandes descobertas sobre seus antepassados: em que local da Alemanha seu avô nasceu, como era a infância dele, por que veio para o Brasil. Além disso, Max entra em contato com a cultura alemã por meio da deliciosa culinária de sua avó e da arquitetura da cidade. O pouco tempo que avô e neto passam juntos faz com que ambos resgatem as histórias de família e percebam o quanto é importante preservar suas raízes. Ao final, o livro traz uma seção informativa com curiosidades da cultura alemã.

Chinês - Os imigrantes que chegaram ao Brasil trouxeram na mala não apenas roupas e saudades da terra natal, mas também muito da cultura de seu país. Ao se estabelecerem aqui, nos ensinaram seus costumes e hábitos e nos fizeram compreender e respeitar suas tradições. Neste livro, Claudia precisa escrever uma redação sobre um parente que veio de outro país. Como ela não tem muito contato com seu avô Chang, resolve entrevistá-lo. Ao longo dos encontros, Cláudia conhece melhor o seu avô, os motivos que o trouxeram ao Brasil e aprende sobre a história e a cultura do povo chinês. Ao final, ela descobrirá que os laços que a unem ao vovô Chang são milenares.

Árabe - Yasmin é uma menina muito curiosa, que vive enchendo seu avô de perguntas. Quando ele vai buscá-la na escola ou nos dias em que ela fica na loja de tecidos do avô, Yasmin aproveita para conhecer melhor a história de seu avô e os motivos que o trouxeram ao Brasil. Ao longo das conversas, ela descobre as palavras, os provérbios, a culinária e diversos outros costumes de seus antepassados. Assim como detalhes inusitados da imigração do povo árabe e a maneira que a cultura dos imigrantes influenciou o nosso país. Com esta história emocionante, avô e neta mostram a importância da relação familiar para preservar suas raízes ao longo das gerações.

Alemão - Neste volume, os pais de Max sugerem a ele que vá passar alguns dias com seus avós que moram no Sul do Brasil. Mesmo a contragosto, Max aceita viajar. Durante o período em que passa com seus avós, o garoto faz grandes descobertas sobre seus antepassados: em que local da Alemanha seu avô nasceu, como era a infância dele, por que veio para o Brasil. Além disso, Max entra em contato com a cultura alemã por meio da deliciosa culinária de sua avó e da arquitetura da cidade. O pouco tempo que avô e neto passam juntos faz com que ambos resgatem as histórias de família e percebam o quanto é importante preservar suas raízes. Ao final, o livro traz uma seção informativa com curiosidades da cultura alemã.