Livros
Livro-caixa estimula o aprendizado, estimula o pensamento e aproxima a família Publicado: 15 Fevereiro 2021 | Última Atualização: 15 Fevereiro 2021

A Editora Matrix apresenta uma série de divertidas obras, sempre em formato de livro-caixinha com cartas que estimulam habilidades da criança em fase de aprendizado.

A fantástica fábrica de histórias para crianças: 40 cartas, cada uma com o começo de uma história. Dê para a criança ler e peça a ela que dê sequência. Ótimo para estimular a imaginação e o gosto pela leitura, de um jeito muito divertido.

Tira e põe sílaba: Contribui para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da consciência silábica em crianças, adolescentes, adultos e idosos. São 50 palavras para fazer a adição ou a subtração de sílabas e depois encontrar a figura correspondente à da nova palavra formada. Esta obra também desenvolve e trabalha memória, atenção, concentração e agilidade mental.

Qual não pertence? traz 50 cartas com rimas, aliterações e categorias do dia a dia que podem ser utilizadas de diversas maneiras. É possível adaptar a atividade para as necessidades de cada criança, independente de idade e nível de compreensão. A obra é útil também para alguns distúrbios ou dificuldades de aprendizagem, tais como dislexia e distúrbio do processamento auditivo.

Imagem e conceito - Este livro em forma de caixinha traz 100 cartas para formar 50 pares: uma imagem e seu conceito correspondente. Uma obra para trabalhar conceitos abstratos com crianças a partir de oito anos e adolescentes, ajudando-os a ampliar o vocabulário e o entendimento da leitura.

Trio de Rimas - Esse livro em forma de caixinha desenvolve o raciocínio enquanto estimula o conhecimento das rimas e aprimora a consciência fonológica. Basta colocar as cartas sobre a mesa e pedir para a criança formar trios de imagens com a mesma rima. Exemplo: Cão – Pão – Mão. Todo mundo vai rimar e amar. 

Diga tudo em Três palavras - 50 desafios divertidos, para você responder com apenas três palavras. É perfeito para almoços ou jantares, reuniões de família ou de amigos, viagens, salas de aula e festas. 

Caixinha antitédio para crianças - Leve no bolso ou na bolsa o livro em forma de caixinha que vai acabar com o tédio da molecada. A caixinha antitédio para crianças tem 40 cartas. Em cada uma, a sugestão de uma brincadeira inteligente e estimulante para as crianças crescerem felizes. E para você criar momentos muito especiais com elas.

Aprendendo a aprender - perguntas para estimular o aprendizado escolar - Neste livro em forma de caixinha estão 100 cartas. Em cada uma, uma pergunta ou um tema. O profissional de educação lê a carta para o aluno e, ao ouvir a resposta, deverá continuar a discussão. O debate leva o aluno a refletir sobre o que ajuda ou atrapalha a aprendizagem e sobre um novo formato de comportamento mais produtivo.

Letras e Fonemas - Jogo da Memória - Este livro em forma de caixinha estimula a melhora da leitura e da associação gráfica e fonêmica. Basta espalhar as cartas sobre a mesa e pedir para a criança juntar uma imagem com a palavra correspondente. Assim ela memoriza a grafia dos fonemas de forma lúdica. 

Fábrica de Palavras traz 100 desafios para trabalhar a consciência sobre as letras, dígrafos, fonemas, sílabas, rimas e aliterações para a construção de palavras faladas e escritas. As atividades têm diferentes graus de dificuldade e podem ser usadas por adultos ou crianças; individualmente ou em grupo; nas salas de aula, entre amigos e familiares; e nos atendimentos fonoaudiólogos e psicopedagógicos.

Inventando diálogos - 40 cartas com imagens da Turma da Mônica, divididas em 10 grupos, cada um com 4 cartas. Cada grupo é uma pequena história, com começo, meio e fim. Basta colocar as imagens na ordem, imaginar o que os personagens estão conversando e inventar os diálogos.