Livros
Gatinhos simpáticos e heróis são tema de livros infantis cativantes Publicado: 19 Fevereiro 2021 | Última Atualização: 21 Fevereiro 2021

No dia 17 de fevereiro foi comemorado o Dia Mundial do Gato. Centro de muita polêmica, esses animais surgem em livros que podem ser uma ótima alternativa para estimular o interesse e amor das crianças por animais.

Dia do Gato. Sim, eles são amados por uns e dispensados por outros, pelo estigma de que eles não são afetuosos. Mas, só quem tem esses bichanos em suas vidas sabe o quão eles se adaptam a nossa rotina, sendo uma ótima companhia que nos ensina a ser seres humanos melhores. Para incentivar a meninada a amar esses fofuxos, segue uma lista de livros temáticos:

Borba, o Gato – Escrito por Ruth Rocha, Borba, o gato, e Diogo, o cão pretendem ensinar a todos uma grande lição - que cão e gato podem ser amigos, e juntos enfrentar todos os perigos. Eles vão tomar conta da cidade para todos dormirem com tranquilidade. 

O Gato de Botas - O clássico O Gato das Botas ou ainda O Mestre Gato é um conto de fadas de autoria do escritor francês Charles Perrault publicado em 1697. O conto narra a história de um caçula de três irmãos que recebe como herança de seu pai um gato de estimação. Ana Maria Machado reconta a história valorizando o modo brasileiro de falar e o humor presente nas peripécias desse gato esperto. 

Atum, o gato grato - O gato com nome de peixe que já fez um pouco de tudo em suas longas sete vidas e que não se esquece de agradecer por isso. Descubra tudo o que ele é capaz de fazer em Atum, o gato grato, um livro para todos os amantes de bichinhos de estimação - principalmente gatos aventureiros.

O Gato e o escuro - Pintalgato, louco para descobrir o que se esconde sob a sombra da noite, decide se aventurar e acaba tendo um encontro inusitado com o escuro. Quando volta para a luz do dia, descobre que seu pêlo está preto como a noite, e fica apavorado. Com ajuda da mãe, porém, consegue perceber que o medo do escuro, na verdade, é o medo das "ideias escuras que temos sobre o escuro".  

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - O temperamento do Gato Malhado não era nada bom: bastava aparecer no parque para todos fugirem às pressas. E ele não se importava mesmo com os outros, ia tocando a vida com a indiferença habitual. Até que, chegada certa primavera, o Gato nota que a Andorinha Sinhá não tem receio algum dele. Foi o suficiente para que dali nascesse a amizade dos dois, que se aprofunda com o tempo. 

O Gato Xadrez - O simpático gato xadrez passa por várias transformações até encontrar o seu verdadeiro estilo!

A Gata Penélope - Esta é a história de Penélope, uma gatinha vira-lata muito bonita e esperta. Abandonada, ela resiste ao clima rigoroso de uma das cidades mais frias da Europa por uma noite inteirinha, como uma verdadeira heroína. Resgatada e adotada por Yasmin, uma jornalista bondosa e solitária, a pequena felina demonstra toda a sua gratidão com impressionantes demonstrações de amizade e carinho, mudando para melhor e inteiramente a vida de sua nova dona.